Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
jul 20

Conheça 4 sinais de vista cansada

A famosa vista cansada também é conhecida como presbiopia e trata-se de um problema de visão relacionado a idade. Ela pode indicar alguns sinais e por isso é preciso ficar atento para identificá-la logo em seu início.

Além do passar dos anos, também existem alguns fatores de risco que aumentam a possibilidade do surgimento da doença, como a utilização de determinados medicamentos, diabetes, doenças cardiovasculares e outros.

Essa patologia é frequente em pessoas de ambos os sexos acima dos 40 anos, sendo que após os 50 tende a se agravar se não tratada corretamente.

Abaixo listamos alguns sintomas que podem ser observados em quem tem vista cansada. Boa leitura!

Distanciar objetos para enxergar nitidamente

A presbiopia apresenta alguns sintomas parecidos com a hipermetropia, um deles é a dificuldade de enxergar objetos muito próximos aos olhos.

Por isso, pessoas com vista cansada tendem a levar os braços a uma maior distância dos olhos para que letras e números não fiquem embaralhados.

Também é possível apresentar o cerrar dos olhos para conseguir visualizar um objeto próximo a visão, esse movimento é como se o indivíduo estivesse forçando sua visão para ver com clareza.

Dificuldade pra ver no escuro

Outro sinal de vista cansada é a maior dificuldade de enxergar em ambientes com pouca iluminação. Isso acontece porque os olhos precisam se esforçar além do normal para manter a acuidade na penumbra.

Algo para ficar alerta com esse sintoma é o perigo em dirigir veículos no período noturno. A pessoa com vista cansada, deve passar por um especialista para tratamento adequado antes de se arriscar no trânsito a noite. 

Vista cansada causa frequentes dores de cabeça

Um indivíduo com presbiopia tende a forçar mais a visão para ler, ficar em frente ao computador e fazer atividades que demandem focar em objetos menores ou luminosos, isso faz com que dores de cabeça apareçam, especialmente após uma dessas atividades.

Se essas dores aparecerem diariamente ou com uma grande frequência após a leitura, fique atento e acione um médico oftalmologista de sua confiança.

Desconforto e ardor nos olhos

A vista cansada pode proporcionar um grande desconforto nos olhos, apresentando ardor, vermelhidão, sensação de pálpebras pesadas, olhos ressecados e até lacrimejamento excessivo.

O recomendado é observar os sintomas apresentados e apontar para um especialista. Se for preciso, anote em um papel se algum outro sintoma também foi percebido nos últimos meses.

A vista cansada pode surgir a partir dos 40 anos e costuma se intensificar com o passar dos anos, por isso, os sintomas podem ser verificados em diferentes estágios ao longo dos anos.

O ideal é que ela seja detectada logo em seu início para que o tratamento adequado seja realizado. Mesmo não tendo cura, a presbiopia pode ser estabilizada com a utilização de lentes de contato e óculos de grau.

Agora que você conhece alguns sinais da vista cansada, veja outros problemas de visão que podem surgir com o passar do tempo ou por meio de condições adversas, acessando esse conteúdo.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.