Lentes Intraoculares: conheça os modelos

A catarata é uma doença muito comum caracterizada pela perda da transparência do cristalino, lente natural dos olhos, que se torna opaco e fosco, dificultando a visão do indivíduo acometido. É responsável por quase metade dos casos de cegueira no mundo, especialmente quando não diagnosticada em tempo adequado e tratada corretamente.

Para o tratamento da catarata, durante o procedimento cirúrgico, o médico oftalmologista realiza a inserção de lente intraocular para substituir o cristalino opacificado. Nessa cirurgia um dos diferenciais é a dispensa do uso de pontos, já que as lentes são inseridas por uma incisão de 2.2 milímetros, aperfeiçoando o resultado e a recuperação no pós-operatório e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Com os melhores e os mais atuais recursos tecnológicos, trabalhamos com exames e procedimentos minuciosos e de acordo com cada particularidade do paciente, é realizada a escolha do modelo mais adequado de lente intraocular.

Dentre os tipos de lentes intraoculares estão os seguintes modelos: monofocais, asféricas, trifocais ou quadrifocais, foco estendido e tóricas. Saiba um pouco mais sobre cada uma delas abaixo.

Lentes monofocais: são lentes que possuem apenas um ponto focal e que corrigem miopia ou hipermetropia, o que faz com que na maioria dos casos o paciente precise utilizar óculos para perto após o procedimento.

Lentes asféricas: são lentes capazes de corrigir deformidades na córnea, o que permite uma melhor qualidade de visão para longe após a cirurgia.

Lentes trifocais ou quadrifocais: para os pacientes que desejam maior autonomia sem usar óculos após a cirurgia, essas são as lentes mais indicadas. Além de mais modernas, permitem a correção da visão para perto (30-35 cm), intermediário (60 cm) e longe.

Lentes de foco estendido (EDOF): esse tipo de lentes reparam a visão intermediária, já que possuem tecnologia que transmite a luz em várias distâncias e cria um foco mais longo. Com o uso delas, é possível se tornar mais independente dos óculos.

Lentes tóricas: são lentes que possuem alta tecnologia, podendo ser monofocais ou multifocais e capazes de corrigir astigmatismo.