Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
ago 03

Como os bebês enxergam?

Não adianta tentar chamar a atenção visual dos recém nascidos, porque eles não vão conseguir identificar visualmente o que está acontecendo. Isso porque a forma como os bebês enxergam não é nada parecida com a visão de um adulto.

É durante a gestação que começa o desenvolvimento da visão de uma criança. Na barriga da mãe o bebê começa a diferenciar se está claro ou escuro e após seu nascimento os olhos e a percepção visual se desenvolvem gradativamente.

Para você saber exatamente como os bebês enxergam, desenvolvemos esse conteúdo com algumas fases da vida das crianças. Boa leitura!

Como os bebês enxergam logo ao nascer?

O primeiro fato que precisamos entender é que o córtex visual dos bebês não são capazes de processar todo tipo de informação visual logo quando ele nasce.

Os recém nascidos não tem uma perfeita estabilização dos olhos e, por isso, a sua visão nos primeiros meses não possui muito foco. As primeiras imagens que eles enxergam ao chegar ao mundo ainda são em preto e branco e muito embaçadas.

Quando chegam ao segundo mês de vida, os bebês começam a visualizar as cores e a primeira delas é o vermelho, mas ainda permanecem com a visão bem opaca. Somente a partir do terceiro mês é que os vultos começam a ganhar traços um pouco mais definidos.

Como os bebês enxergam com o passar dos meses?

Após o terceiro mês de vida, o movimento dos olhos dos bebês se torna mais focado e eles começam a discernir rostos que estão a poucos centímetros de distância deles. Vale lembra que é nesse mesma época que eles ganham coordenação muscular e começam a sorrir.

A partir do sexto mês de vida a nitidez se torna maior na visão e a criança já é capaz de diferenciar os rostos conhecidos. Com 8 meses as cores se tornam mais vivas e os traços são visualizados com ainda mais precisão, a partir daqui o bebê enxerga maiores distâncias.

Até completar o primeiro ano de vida, ele conseguirá ver em detalhes o rosto dos pais, o ambiente ao seu redor e também terá definida definitivamente o tom que será os seus olhos. Afinal é comum que a cor do olhos dos bebês mude até os 12 primeiros meses.

Quando a visão do bebê termina de desenvolver?

As maiores mudanças são vistas até 1 ano de idade, mas é sabido que até os 2 anos os olhos infantis continuam se desenvolvendo e melhorando a forma como as crianças enxergam. Nesse período eles adquirem uma visão mais rica em detalhes e que também é capaz de alcançar maiores distâncias.

Antes de chegar nessa idade, é aconselhado levar a criança para a primeira consulta oftalmológica da vida dela. Assim o médico poderá acompanhar o desenvolvimento dos olhos e identificar qualquer alteração logo no início.

O adequado é que o acompanhamento seja feito anualmente e com um médico de sua confiança para que ele explique em detalhes cada estágio de formação.

Se você ainda tem dúvidas de como os bebês enxergam e quiser informações detalhadas sobre a formação dos olhos do seu filho, entre em contato com a nossa equipe.

 

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.