Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
ago 17
Alimentos que fazem bem para os olhos

Conheça 5 alimentos que fazem bem para os olhos

Para cuidar da saúde é preciso se atentar às várias boas práticas indicadas por profissionais, uma delas está no consumo de alimentos que fazem bem para os olhos.

Se você já ouviu algum familiar ou amigo dizer “coma cenoura porque faz bem para os olhos”, saiba que ele estava repleto de razão. Esse é um dos alimentos muito benéficos para o bom funcionamento da sua visão.

Abaixo falaremos mais sobre esse vegetal e vários outros alimentos que fazem bem para os olhos, continue a leitura e prepare –se para algumas alterações em sua lista de compras do supermercado.

Cenoura

O primeiro destaque é a cenoura, não somente ela, mas todos os legumes de tom laranja são muito eficientes para a saúde dos olhos. Além de vitamina A, esses alimentos também são ricos em betacaroteno.

Esses dois antioxidantes são excelentes na prevenção da cegueira noturna, condição caracterizada pela visão ineficiente em locais com pouca luminosidade, especialmente a noite.

A inserção de legumes alaranjados na alimentação auxilia no melhor funcionamento da retina. Por isso, lave bem uma cenoura, pique ela em pedacinhos e capriche na salada.

Peixes

Se você não consome com muita frequência peixes, pense em reavaliar sua dieta. Essa proteína é uma excelente fonte de vitaminas A. B, D e E e possui grande porcentagem de ômega 3.

Bacalhau, sardinha, salmão e atum podem ser seus aliados no combate ao olho seco, causador de irritação e vermelhidão nos olhos. Isso acontece porque o ômega 3 possui uma gordura potente para evitar esse problema de visão.

Para iniciar sua mudança de hábito, comece adicionando peixes em suas refeições pelo menos uma vez na semana.

Vegetais verde escuros

O espinafre, a couve e o brócolis são ricos em vitaminas antioxidantes e ferro, responsável pela produção de glóbulos vermelhos no nosso sangue e eficaz no combate à anemia.

Além disso, nos vegetais verde escuros estão presentes luteína e zeaxantina, substâncias que facilitam a visão em longas distâncias e auxiliam no não surgimento de degeneração macular.

Você pode consumir esses vegetais em saladas cruas e refogadas ou em sucos, combinando-os com frutas como limão e laranja. Use a criatividade e colha os benefícios desses alimentos que fazem bem para os olhos.

Alimentos que fazem bem para os olhos: ovos

Fonte rica em proteína, diversas vitaminas, minerais e gorduras boas, os ovos merecem um destaque especial na alimentação.

As gemas dos ovos também são potentes em luteína e zeaxantina, substâncias já citadas acima que possuem função de antioxidante e protegem as células sadias do organismo das ações dos radicais livres.

Esse alimento pode ser consumido cozido, frito, combinado a outro alimento, em saladas ou receitas especiais, mas fique atento a quantidade de óleo ou azeite utilizada no seu preparo.

Azeite de oliva

É um poderoso antioxidante rico em ômega 3 e vitamina E. O azeite de oliva é um forte aliado na proteção do globo ocular contra a corrosão da mácula, possíveis cânceres e ajuda a evitar o envelhecimento precoce.

Sempre é bom ficar atento ao uso do azeite de oliva, se possível, converse com o seu médico quanto a porção indicada para a sua dieta. O azeite de oliva pode ser inserido em sua refeição com temperos em saladas ou como ingrediente para grelhar outros alimentos.

Conhecendo os alimentos que fazem bem para os olhos você poderá fazer boas escolhas na hora de ir às compras. Não esqueça de diversificar suas refeições com vários tipos de nutrientes diferentes para que todo o seu organismo seja beneficiado pela alimentação saudável.

Os alimentos que fazem bem para os olhos atuam apenas na prevenção de doenças, nunca como tratamento para elas, por isso, se notar qualquer tipo de alteração na saúde dos seus olhos, agende uma consulta com um especialista de sua confiança, se precisar, estamos à disposição basta entrar em contato conosco.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.