Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
jun 03

5 causas de vermelhidão nos olhos

A vermelhidão nos olhos é causada pela dilatação dos vasos sanguíneos da superfície do globo ocular manifestando-se em um ou ambos os olhos. Geralmente tende a sumir naturalmente depois de alguns dias ou ser eliminada a partir de tratamentos simples.

Apesar de não ser uma doença, a manifestação estética é um sinal de que algo não está bem com a saúde ocular. Na recorrência do sintoma pode até mesmo indicar problemas mais sérios. Por isso é sempre bom ficar atento a frequência e intensidade que se apresenta a vermelhidão nos olhos.

Confira abaixo algumas situações que podem causar vermelhidão nos olhos!

1. Conjuntivite

Conjuntivite é muito comum e trata-se de uma inflamação na conjuntiva, a membrana transparente que reveste a maior parte da superfície do globo ocular (parte branca) e também as pálpebras.

A vermelhidão nos olhos é um dos principais sintomas do problema, mas pode ser acompanhada por coceiras, lacrimação e ramela excessiva e sensibilidade à luz. Se manifesta de 3 formas:

  1. alérgica: causada por uma reação ao ácaro, pólen, poeira ou substâncias químicas como produtos de beleza e de higiene.
  2. bacteriana: infecção por bactéria, é preciso tomar antibióticos.
  3. viral: quando se contrai o vírus a partir do contato uma pessoa infectada e tem potencial para contaminar outras pessoas.

Para o tratamento são receitados colírios, pomadas ou medicamentos específicos para um dos 3 tipos de conjuntivite, o profissional também pode recomendar a constante higienização pessoal, principalmente nos casos de conjuntivite viral.

2. Uveíte

Semelhante aos sintomas da conjuntivite, a uveíte é caracterizada pela inflamação total ou parcial da úvea, composta pela íris, corpo ciliar e coróide. Manifesta vermelhidão nos olhos como um dos primeiros sinais do problema.

A uveíte é menos frequente que a conjuntivite e tende a se manifestar em pessoas com problemas autoimunes como artrite reumatoide, ou pessoas com doenças infecciosas como toxoplasmose e sífilis.

Após o diagnóstico, o tratamento é feito de acordo com a causa e tem como objetivo aliviar os sintomas. Isso inclui o uso de colírios anti-inflamatórios, comprimidos com corticoides e antibióticos, somente em casos mais graves é recomendado a cirurgia.

A uveíte tem cura mas a cada 6 meses é preciso fazer o acompanhamento.

3. Hemorragia subconjuntival

Conhecida como “derrame de olho”, a hemorragia subconjuntival é quando se aparenta uma mancha vermelha centrada nos olhos. Ocorre devido ao rompimento de vasos sanguíneos localizados na conjuntiva que levam à aglomeração de sangue.

A hemorragia subconjuntival é um problema mais estético e geralmente não é associado a problemas de visão graves, sendo mais decorrente de esforços físicos como espirros copiosos, indução ao vômito e evacuação.

A lesão tende a desaparecer dentro de 2 semanas, mas para agilizar o processo o médico oftalmologista pode receitar compressas frias e o uso de colírios.

4. Pterígio

Conhecido popularmente como “carninha do olho”, o pterígio além de causar desconforto estético e vermelhidão nos olhos, se não tratado devidamente pode atingir a pupila e afetar a visão.

A doença provoca o crescimento anormal da membrana que progride lentamente ao longo dos anos e tende a se estabilizar. Pode ser tratado também com colírios que não recua a membrana, mas diminui os sintomas, ou por meio da cirurgia de auto-transplante de conjuntiva.

As principais causas desse problema são por fatores genéticos ou ambientais como a exposição excessiva ao sol.

5. Síndrome do olho seco

Caracterizada pela diminuição da quantidade de lágrimas na superfície ocular, que exerce o papel de lubrificação natural. A vermelhidão nos olhos é um dos sintomas da síndrome do olho seco e é muito comum em pessoas que passam muito tempo em frente às telas.

Dentre as causas mais comuns desta patologia, além do uso exagerado das telas, podemos citar fatores externos como ambiente seco, poluição, baixa umidade e até o uso alguns medicamentos.

É uma doença crônica, mas com o uso de colírios podem diminuir os sintomas e prevenir outras complicações. O que não exime o paciente do diagnóstico preciso com especialista e seguir o tratamento indicado pelo mesmo.

Notei vermelhidão nos olhos, devo ir ao médico?

Sim, você deve ir ao médico no caso de qualquer manifestação anormal nos olhos. Muitos dos problemas de visão, como os citados acima, quando descobertos precocemente aumentam as chances de um tratamento mais rápido e eficaz.

Recomendamos consultar-se com o seu oftalmologista de confiança para realizar o diagnóstico e tratamento adequados.

Agora que você sabe algumas das principais causas de vermelhidão nos olhos e com a proximidade da estação mais fria do ano, confira também esse conteúdo para cuidar da saúde ocular no inverno.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *