Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
mar 19

10 problemas de visão para ficar atento

Quando falamos em problemas de visão não conseguimos ter total amplitude das possibilidades existentes. São vários os distúrbios na saúde dos olhos e por isso, é preciso ficar atento e conhecer, ao menos superficialmente, cada um deles.

O objetivo deste artigo é apresentar para você os principais problemas de visão que podem surgir com o decorrer dos anos em crianças, jovens, adultos e idosos, já que aproximadamente 35 milhões de pessoas – 18,8% da população declaram ter algum distúrbio nos olhos, de acordo com o Censo Demográfico 2010, realizado pelo IBGE.

Os cuidados devem ser frequentes e a atenção total porque, de acordo com estudos da American Academy of Ophthalmology, a expectativa é que até 2050 metade da populaçãoo de todo o mundo seja míope.

Para que você consiga se cuidar com mais afinco, listamos abaixo os problemas de visão mais frequentes nas pessoas. Veja!

1. Miopia

Um dos problemas mais conhecidos, a miopia se caracteriza pela dificuldade em ver os objetos mais distantes dos olhos com clareza. A pessoa míope precisa forçar a vista para realizar atividade como a leitura e a utilização de equipamentos eletrônicos.

Os sintomas da miopia são dores de cabeça, lacrimejamento em excesso, dor nos olhos, tontura e incomodo em lugares com muita ilumincação.

2. Hipermetropia

Muito frequente também, a hipermetropia está relacionada ao problema de enxergar objetos que estão próximos aos olhos. Essa é uma patologia que, na maioria dos casos, já nasce com os indivíduos.

Os principais sintomas são desconforto para realizar leituras, vista embaçada, dificuldade de concentração, dores de cabeça e aproximação demasiada de objetos para realizar a visualização.

3. Astigmatismo

Esse é um problema de visão que está vinculado a dificuldade de enxergar com nitidez, em especial o contorno de formas. É originário de deformação na córnea e leva as pessoas a sentirem incômodos para distinguir linhas retas. O astigmatismo pode afetar indivíduos que já possuem miopia e hipermetropia.

Os sintomas são cansaço de visão, dificuldade de leitura e dores de cabeça persistentes.

4. Presbiopia

Este é um problema que está mais vinculado ao fator da idade, já que é visto com mais frequência em pessoas com mais de 40 anos. A presbiopia gera dificuldade para focar objetos que estão próximos aos olhos.

Os sintomas são dores de cabeça, dificuldade para utilizar equipamentos eletrônicos, dirigir e ler.

5. Catarata

A catarata é uma enfermidade mais comum em pessoas idosas e é caracterizada pelo embaçamento ocasionado pela opacidade da lente natural do olho, o que causa má visão, especialmente a noite, auréolas em volta das luzes e muita sensibilidade ao brilho.

6. Glaucoma

O glaucoma é o aumento da pressão do olho, o que acarreta em má visão noturna, perda progressiva do campo visual, pontos cegos e diminuição de visão nos dois lados. Pode causar cegueira e surge de forma gradual ou repentina, por isso, é fundamental estar sempre alerta.

7. Retinopatia diabética

Essa enfermidade é relacionada a complicação do diabetes e pode levar ao sangramento dentro da retina e posterior cegueira. Para os diabéticos é fundamental a consulta periodica com um médico oftalmologista de confiança

8. Degeneração macular

A degeneração macular é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 60 anos. Os sintomas são vista embaçada, perda de visão central, visão distorcida e cores aparentemente desbotadas.

9. Moscas volantes

Conhecida como moscas volantes, as partículas minúsculas que aparecem no olho podem ser breves e inofensivas, mas são um sinal de alerta para a possibilidade de deslocamento de retina. Não é normal ver pequenos pontos no seu campo visual.

10. Descolamento da retina

Os sintomas mais comuns do deslocamento de retina são flutuações de visão, impressão de clarão de luz e sensação de sombra em um dos lados da sua visão. Essa patologia é uma urgência médica e pode ser a responsável pela degeneração celular.

Existem diversos problemas de visão e para cada um deles há um tratamento, cirurgia, medidas de correção e ações minimizadoras. Visite regularmente o seu médico para estar com a saúde dos seus olhos sempre em pauta. Se você gostou deste conteúdo e quiser continuar recebendo informações sobre visão, oftalmologia e saúde curta a nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram.

 

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.