ago 23

Miopia: tudo o que você precisa saber

A miopia é uma das doenças refrativas com grande incidência na população brasileira. Essa é uma condição onde a pessoa enxerga objetos próximos aos olhos com clareza e objetos mais distantes de uma forma borrada.

Afim de elucidar algumas dúvidas comuns sobre esse problema de visão, elencamos abaixo tópicos de detalhes que você precisa saber sobre a doença.

O que é miopia?

A miopia é uma doença que pode se desenvolver de forma rápida ou gradativa. O seu agravamento ocorre na maioria das vezes durante a infância e adolescência. Na maioria dos casos a pessoa começa a sentir dificuldade com a visão de objetos distantes antes de ter o diagnóstico da patologia.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, ao menos 30% da população ocidental é afetada em algum momento da vida pela miopia. Os graus podem ser variados. Há pessoas pouco afetadas e as que têm a visão muito comprometida.

Vale lembrar que a miopia está relacionada com grau de parentesco. Pessoas de uma mesma família podem sofrer com esse problema de visão.

Quais são as causas da miopia?

O problema ocorre quando a córnea tem uma curvatura maior do que a normal ou quando o olho é mais longo do que o adequado. Isso faz com que ao invés da luz ser focada corretamente na retina, ela seja focalizada na frente dela. Isso resulta no aspecto borrado da visão mais distante.

Para construirmos o pensamento juntos, pensemos que a córnea é a superfície frontal transparente do olho e o cristalino é uma estrutura clara na parte interior que altera sua forma para ajudar na focalização dos objetos.

Em uma pessoa que não tem miopia, o cristalino e a córnea possuem uma curvatura lisa que refrata toda a luz recebida de forma uniforme e proporciona uma imagem perfeitamente focada na parte de trás do olho.

Em alguém com miopia, se a córnea ou cristalino não são uniformes, os raios de luz são refratados de forma errada e a imagem não é focada corretamente. Isso proporciona visão borrada para o portador, dando origem a miopia.

Há fatores de risco?

O maior fator de risco da miopia é a hereditariedade. Se alguém de uma família possui o problema de visão, a possibilidade de um familiar também tê-la é bem grande.

Outro fator, que atualmente se acredita ser de risco, é o estresse visual excessivo e prolongado. A utilização da visão por períodos longos em atividades que exijam a visualização de objetos próximos pode estar associada no desenvolvimento da doença.

A diabetes descompensada e a catarata também pode ser estopins para o surgimento da miopia.

Quais são os sintomas?

A miopia pode apresentar os seguintes sintomas:

• vista embaçada ao focalizar objetos distantes;
  • apertar os olhos ou fechá-los parcialmente para enxergar com mais clareza;
  • dores de cabeça;
  • e dificuldade para dirigir veículos no período noturno.

Esses são os sintomas mais comuns desse erro de refração. O diagnóstico da doença, em grande parte dos casos, acontece dos 8 aos 12 anos no período escolar.

Quais são os tratamentos para a miopia?

Existem dois tratamentos possíveis para a miopia. Um deles é a utilização de lentes corretivas, tanto de óculos quanto em lentes de contato. E o outro é a cirurgia refrativa que pode extinguir a doença do paciente.

A convivência com a miopia é algo comum e que não exige tanto da pessoa diagnosticada, o que é preciso é saber exatamente o grau da doença para que ela seja tratada adequadamente. Se você quiser continuar lendo sobre problemas refrativos, veja nesse artigo as principais diferenças entre miopia, hipermetropia e astigmatismo.