ago 09

Você sabe o que é presbiopia?

Você sabe o que é presbiopia? A patologia é umas das doenças refrativas que pode acometer qualquer indivíduo. Diferente dos outros problemas que envolvem erro de refração, miopia, hipermetropia e astigmatismo, a presbiopia é notada em uma época específica da vida.

Nesse artigo você vai entender um pouco mais sobre esse problema de visão e como ele pode afetar a vida das pessoas. A leitura é simples para que você consiga compreender especificamente a presbiopia.

O que é presbiopia?

É a dificuldade de enxergar normalmente com o passar dos anos. A presbiopia está totalmente vinculada com a idade.

A vista cansada, como também é conhecida, acomete pessoas a partir dos 40 anos e representa a perda gradativa da capacidade de focalizar os objetos que estão mais próximos dos olhos.

Sabe aquela pessoa de mais idade que cerra os olhos para enxergar o celular? Pois bem, ela é o típico exemplo de caso de presbiopia.

Quais são as causas?

A causa principal da presbiopia é o processo natural de envelhecimento do corpo. O cristalino, estrutura semelhante a uma lente, muda sua forma para melhorar a focalização das imagens, especialmente dos objetos mais próximos.

Para que esse processo ocorra, o cristalino é movido pelos músculos ciliares. Com o tempo esses músculos passam a não funcionar de forma tão correta e a lente natural dos olhos acaba não se adaptando tão bem para a focalização perfeita das imagens.

O que acontece com isso é a afetação da visão de perto.

Quais são os sintomas?

As pessoas acima de 40 anos que são afetadas pela presbiopia podem ter os seguintes sintomas:

• dificuldade de ver imagens e letras muito pequenas;
  • borrão na visão ao visualizar um objeto em uma distância normal;
  • dores de cabeça ao ficar muito tempo utilizando a visão de perto;
  • sentir dificuldade para enxergar em ambientes com um pouco menos de luz;
  • e forçar a vista para conseguir ver algo que está próximo aos olhos.

Existem fatores de risco?

Sim, existem alguns fatores de risco, além da idade, que podem favorecer o surgimento da presbiopia. São eles:

• quadros de anemia, diabetes, doenças cardiovasculares e esclerose múltipla, tendem a aumentar o risco da doença de forma precoce;
  • a utilização de medicamentos antidepressivos, anti histamínicos e diuréticos;
  • pessoas que já realizaram algum tipo de cirurgia intraocular;
  • e o fator idade, onde todas as pessoas até os 50 anos apresentarão algum tipo de grau de presbiopia.

Quais são os tratamentos?

A presbiopia não tem cura, mas pode ser estabilizada com o diagnóstico e tratamentos corretos. Os tratamentos possíveis para essa doença são a utilização de óculos de grau, lente de contato ou cirurgia refrativa.

Para todas elas é necessário conversar com um médico oftalmologista de sua confiança, assim o paciente será encaminhando para o tratamento mais adequado ao seu diagnóstico e estilo de vida.

Agora que você sabe o que é presbiopia, procure um médico oftalmologista assim que estiver no grupo de risco da doença e se informe sobre todas as dúvidas que você tem, ou possa vir a ter.

Se quiser conversar com a nossa equipe médica sobre presbiopia ou qualquer outro problema de visão, entre em contato conosco.