Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
ago 31
Lentes de óculos - como escolher

Lentes de óculos: como escolher ao sair do oftalmologista?

Acabou de pegar a receita com o médico oftalmologista de suas lentes de óculos? Então é hora de ir até uma ótica de sua confiança para encomendá-las.

Sabemos que a ansiedade pela escolha das armações se sobressai nesse momento, mas optar pelas lentes corretas para a sua patologia e, especialmente, para o seu estilo de vida pode fazer a diferença no seu novo acessório corretivo, por isso é preciso entender muito bem o que se está comprando.

Abaixo você vai conhecer os mais variados tipos de lentes de óculos e também suas finalidades para que acerte na escolha. Boa leitura!

Tipos de lentes de óculos

O primeiro aspecto que deve ser levado em consideração na hora da escolha de suas lentes de óculos é em relação à correção do grau. Elas serão definidas levando em consideração o problema de visão que você possui (miopia, hipermetropia, astigmatismo, etc).

Basicamente as lentes são divididas em dois blocos, as simples e as multifocais que incluem bifocais, regressivas e progressivas. Veja abaixo as especificações.

Simples

Essas lentes são as responsáveis por corrigir os seguintes problemas:

  • presbiopia isolada;
  • miopia isolada;
  • hipermetropia isolada;
  • miopia + astigmatismo;
  • hipermetropia + astigmatismo

Bifocais

As lentes bifocais são estritamente recomendadas para pessoas com presbiopia, a famosa vista cansada. Isso porque elas possuem correção para a visão de perto e para a visão de longe em uma mesma lente.

É como se uma linha invisível dividisse a lente para que haja dois graus diferentes na mesma lente.

Multifocais

Assim como as bifocais, as multifocais também são recomendadas para pessoas com presbiopia que possuem graus diferentes para os variados campos de visão (perto, intermediário e longe).

A diferença entre elas é que a multifocal altera o grau sem a linha invisível que a bifocal tem, ela faz essa transição de forma progressiva e, portanto, de forma mais agradável para os olhos.

Regressivas

Se você utiliza demasiadamente o computador, seja ele para o trabalho ou para diversão e possui presbiopia, as lentes bifocais e multifocais podem não ser as melhores escolhas.

Para esse caso específico o mais indicado é optar por lentes regressivas. Isso porque elas possuem uma ampla área de visão intermediária na parte superior da lente e a parte inferior é destinada para a correção da visão de perto.

Prismas

As lentes de óculos necessitam de prismas quando os dois olhos não são alinhados, um problema muito comum para quem possui estrabismo.

O prisma é adicionado para que a pessoa com estrabismo não enxergue duas imagens, pois eles desviam os raios luminosos de forma totalmente controlada.

Materiais das lentes de óculos

Agora que você já sabe os tipos existentes de lentes de óculos, vamos conhecer os materiais utilizados para a produção delas.

Os mais comuns são policarbonato e resina e a principal diferença está no índice de refração que os materiais proporcionam nas lentes oftálmicas. Esse índice aponta a capacidade de desvio de raios luminosos.

Resumidamente, quanto maior o índice, mais eficiente o material, o que reverbera na espessura da lente proporcionando ela ser mais fina.

As lentes de policarbonato são indicadas para pessoas com graus mais baixos, ocasionando em lentes mais leves e com menores espessuras.

Já as lentes de resina são melhores para quem possui graus mais elevados e tendem a ser um pouco mais grossas.

Lentes de óculos: tratamentos especiais

Sabido os tipos de lentes de óculos e os materiais existentes para a sua confecção, está na hora de conhecermos as possibilidade de tratamentos especiais que são aplicados para melhorar a qualidade, o conforto, durabilidade e a estética.

Anti-reflexo

É o tratamento para reduzir o efeito reflexivo sobre as lentes de óculos. É aplicada uma fina camada que impede o reflexo de uma parte de luz que chega até a lente e dificulta a visualização do olho da pessoa quando está com o acessório.

Anti-risco

Aqui é aplicada uma camada de quartzo na superfície da lente para aumentar a resistência e dificultar marcas de arranhões nas lentes.

Anti-embaçante

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar, mas existe um tratamento especial de lentes de óculos que evitam que elas embacem. Isso é possível por meio do controle da quantidade da umidade que se condensa na superfície das lentes.

Anti-engordurante

Existe no mercado uma película escorregadia que dificulta a aderência de resíduos engordurantes nas lentes.

Lente fotossensível

Essas são as famosas lentes que mudam de cor e transformam o óculos normal em óculos solar. Esse tratamento utiliza de pigmentos que são ativados com os raios ultravioletas e escurecem a cor da lente.

Filtro para luz UV

Esse não é um tratamento opcional, todas as lentes de boa procedência devem ter o filtro que bloqueia de 95 a 100% dos raios ultravioletas, afim de proteger os olhos.

Filtro para luz azul

Para quem utiliza muitos equipamentos eletrônicos e fica submetido a eles um grande período de tempo, é recomendado a aplicação do filtro de luz azul para a proteção da luz artificial proveniente desses equipamentos.

Após consumir todo esse conteúdo você já está preparado para escolher as melhores lentes de óculos para o seu momento de vida e para a sua patologia? Esperamos ter ajudado de alguma forma. Agora convidamos você para também conhecer as diferenças entre os problemas de refração que podem atingir pessoas das mais variadas idades e fazê-las utilizarem lentes de óculos, é só acessar esse link e aproveitar a leitura.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *