Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
set 21

5 cuidados com os olhos na primavera

A estação das flores, esse ano, se inicia em 22 de setembro e junto com o período mais quente e mais seco chegam os diferentes cuidados que devem ser tomados com a saúde dos olhos na primavera.

A nova estação traz a beleza do florir, mas também traz climas mais secos e mais propensos a alguns problemas de visão. Neste artigo você vai acompanhar como cuidar dos seus olhos na primavera e também conhecerá as patologias mais comuns nos próximos 3 meses. Boa leitura!

Olhos na primavera: como cuidar da saúde visual?

Algumas alterações na visão, presentes com mais frequência nessa estação, podem ser evitadas com atitudes muito simples. Listamos abaixo 5 cuidados com os olhos na primavera para você inserir em sua rotina e manter a boa saúde de toda a família.

1) Manter os ambientes arejados

A diminuição da umidade faz com que a qualidade do ar não seja tão adequada, isso proporciona uma maior incidência de poeira, fumaça e pólen no ar. Essas pequenas partículas podem atrapalhar muito a saúde das pessoas, especialmente as propensas a alergias.

Por isso, é essencial que os ambientes que você frequenta estejam arejados. Abra portas e janelas em períodos específicos do dia e deixe o ar circular. Essa troca de ar entre cômodo fechado e ambiente pode retirar impurezas que, em contato com os olhos, causam irritações.

2) Fazer a limpeza de objetos

É recomendado que nessa época do ano seja feita a limpeza de cortinas, persianas, tapetes, cobertores de cama, capas de almofadas e todos os objetos que a limpeza não é feita regularmente.

Esses itens podem acumular poeiras e ácaros ocasionando, algumas vezes, coceiras nos olhos, vermelhidão e desconforto visual.

3) Umidificar ambientes

Para quem já possui quadros de olhos secos, essa é uma ação realizada constantemente. A umidade relativa do ar fica baixa na primavera e a umidificação dos ambientes deve ser feita de forma artificial.

Você pode utilizar aparelhos específicos, como umidificadores de ar, ou então utilizar baldes com água e acondiciona-los nos ambientes mais frequentados da sua casa. Panos molhados perto de entradas de ar, como as frestas das portas, também podem ser grandes aliados.

4) Utilizar óculos solar

Na primavera as temperaturas aumentam e a proteção dos olhos ao sair à luminosidade do sol deve ser constante. Se o hábito de utilizar óculos solar com proteção contra raios ultravioleta não se faz presente nos seus dias, o ideal é adotá-lo nessa estação.

Isso garantirá proteção aos seus olhos na primavera contra o contato com poeira e pólen, por exemplo, e prevenirá outros problemas relacionados a exposição a luminosidade a longo prazo.

5) Evitar contato com substâncias irritativas

Além dos elementos que já citamos acima que podem ser fatores de irritação em contato com os olhos, também é preciso tomar muito cuidado com poluição, produtos cosméticos, maquiagens, produtos de limpeza e qualquer outra substância que possa causar incômodos na sua visão.

Se ocorrer acidentes com qualquer um desses itens é imprescindível lavar imediatamente os olhos com água corrente e procurar atendimento médico de urgência.

Quais problemas de visão comuns nessa estação?

Agora que você sabe os cuidados que precisa ter com a saúde dos olhos na primavera, veja abaixo alguns problemas de visão que são mais comuns nesse período:

  • alergias;
  • ceratocone;
  • conjuntivite;
  • conjuntivite alérgica;
  • e síndrome do olho seco.

O que fazer ao notar problemas nos olhos na primavera? 

A qualquer sinal de desconforto visual, procure o seu médico de confiança e relate todos os sintomas que você está sentindo. O diagnóstico precoce de algumas doenças pode ser essencial para o tratamento delas.

Lembre-se que os cuidados com a sua saúde devem ser constantes e levando em considerações as peculiaridades de todas as estações do ano. Se além dos cuidados com os olhos na primavera, você quiser continuar aprendendo sobre bem estar, leia esse artigo sobre 5 alimentos que fazem bem para a visão.

 

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.