out 28

O que você precisa saber sobre ceratocone?

Ceratocone é uma doença ocular não-inflamatória que afeta a córnea e faz com que a sua espessura, ao invés de lisa e linear, fique afinada nas bordas e saltada para frente na área central dos olhos. Em outras palavras, é como se a córnea ficasse com o formato aproximado ao de um cone.

O principal sintoma é a distorção de imagens  e a partir do primeiro diagnóstico, o ceratocone é tratado com o uso de óculos ou lentes de contatos. Mas se a troca de lentes corretivas for muito frequente, outros métodos de tratamentos serão necessários.

Esse distúrbio progride mais em pessoas entre os 10 e 25 anos e pode se desenvolver até os 40 anos. Portanto, trata-se também de uma condição rara, porém que afeta a todas as etnias.

Para entender mais sobre essa patologia, os sintomas e os seus tratamentos, continue a leitura.

Quais são as causas e fatores de risco do ceratocone?

Ainda não se sabe as causas exatas dessa doença, mas por se tratar de uma doença genética de caráter hereditário, os riscos de uma pessoa que possui um caso na família desenvolver a doença são maiores do que outras.

Os alérgicos que têm coceiras constantes e/ou apertam muito os olhos, tendem a ser mais propícios para a perda da estrutura da córnea natural. A longo prazo essas ações contribuem para o desenvolvimento da doença.

Ceratocone também pode estar associado a doenças sistêmicas como as síndromes de Down e a Turner. Além de pessoas que possuem outros tipos de doenças oculares congênitas como cataratas.

Quais os sintomas?

Entre os sintomas mais recorrentes estão:

• visão embaçada ou borrada tanto para longe quanto para perto;
  • coceira;
  • visão dupla (diplopia);
  • fotofobia (sensibilidade excessiva à luz);
  • comprometimento da visão noturna;
  • halos em torno das luzes;
  • e formação de múltiplas imagens de um mesmo objeto.

Além disso, em casos mais avançados, os sintomas também podem envolver:

• recuo da pálpebra provocado pelo aumento do cone ao olhar para baixo;
  • escape de líquido aquoso para dentro da córnea;
  • e perda de visão.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado por um oftalmologista que cruzará as informações do histórico médico e exames objetivos como a topografia corneana e a paquimetria ultrassônica.

Muitos que possuem a doença demoram para ser diagnosticados com ceratocone, pois os sintomas se parecem com o astigmatismo e por isso, lentes e óculos que são usados primeiramente para tratar a doença. Por isso é tão importante procurar um profissional experiente para que se obtenha o melhor diagnóstico.

Além das mudanças frequentes e irregulares na prescrição das lentes, as suspeitas podem se concluir através de exames com equipamentos específicos de análise pelo profissional experiente.

Há tratamento para o ceratocone?

Ceratocone possui tratamento nos diferentes estágios e progressão da doença.

No estágio inicial, o médico pode sugerir o uso de lentes corretoras, pois a doença pode se estabilizar. O uso dos óculos ou lentes de contato também são indicados para assegurar a saúde da córnea até que seja necessário procedimentos mais extremos de tratamento.

Com o avanço da doença e de acordo com a saúde e estado da córnea, a cirurgia de correção, implante ou transplante de córnea são indicados. Entenda um pouco de cada tratamento abaixo:

Crossliking: fazendo uma pequena raspagem na superfície da região central da córnea, os médicos aplicam uma solução de vitamina B2, como um colírio nos olhos a fim de fortalecer a região. O paciente é liberado logo após o procedimento e pode voltar às suas atividades depois de três dias.

Implante de anel corneano: consiste em fazer uma pequena incisão no meio da córnea, onde é colocada uma prótese reversível e ajustável, feita de acrílico que regula a curvatura da estrutura, retornando à sua forma normal. A recuperação total leva cerca de uma semana.

Transplante de córnea: indicado apenas para casos irreversíveis da doença, o procedimento leva poucas horas e o paciente é liberado no mesmo dia, não precisando ficar internado no hospital. Sua recuperação leva cerca de 15 dias para retirar os pontos.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre as causas, sintomas e tratamentos do ceratocone, fique atento para qualquer sinal da doença, especialmente se você for descendente direto de alguém que já sofreu com a patologia.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o ceratocone, entre em contato conosco, ficaremos muito felizes em poder te ajudar.