Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
maio 17
teste do olhinho

Teste do olhinho: saiba qual a importância

O Teste do Reflexo Vermelho (TRV) ou mais conhecido como teste do olhinho, é um exame bastante simples, mas essencial, realizado durante a primeira semana de vida do recém-nascido.

Esse teste avalia as estruturas do olho e ajuda a diagnosticar diferentes problemas oftalmológicos. Neste artigo falaremos sobre o que é o teste do olhinho, como e quando é realizado e quais doenças ele pode detectar, confira.

O que é o teste do olhinho?

O teste do olhinho é um exame realizado nos recém-nascidos ainda na maternidade para avaliar as estruturas do olho, garantindo que estão corretamente desenvolvidas, a fim de verificar a saúde dos olhos preventivamente.

No Brasil, desde 2017 esse teste é obrigatório por lei e deve ser realizado como parte dos exames básicos e fundamentais para a saúde ocular dos bebês.

Como é realizado esse teste?

Este exame não causa dor e é rápido, sendo realizado pelo pediatra ou médico oftalmologista. Com luzes baixas no ambiente, é projetada uma luz nos olhos do bebê, que irá detectar anomalias por meio do reflexo.

O resultado prévio será determinado pela cor do reflexo. Essas cores podem ser avermelhadas, alaranjadas ou amareladas quando as estruturas dos olhos do bebê estão saudáveis, mas se for esbranquiçada ou inexistente, será necessário realizar outros exames orientados pelo médico.

Quando fazer?

É recomendado que o teste do olhinho seja realizado em todos os recém-nascidos e geralmente é feito logo na maternidade, durante os primeiros dias de vida. No entanto, caso não seja possível, ele deve ser feito na primeira consulta com o médico fora da maternidade.

Além disso, é ainda indicado que o teste seja repetido regularmente durante os primeiros 2 anos de vida da criança, de acordo com orientação do pediatra, mas normalmente é feito aos 4, 6, 12 e 24 meses.

O teste é indicado para todos os recém-nascidos, mas é especialmente importante no caso de crianças que nasceram com microcefalia ou que as mães foram infectadas com o Zika vírus durante a gravidez, já que há maior risco de desenvolvimento de alterações na visão.

Quais doenças o teste do olhinho pode detectar?

É importante ressaltar que o teste do olhinho ajuda a constatar se existe algo errado na visão das crianças, porém não é capaz de dar certeza sobre o diagnóstico de doenças sem a averiguação mais aprofundada. Para constatar se o bebê sofre com alguma anomalia, é necessário realizar outros exames complementares.

O teste do olhinho avalia as estruturas do olho e, por isso, permite identificar qualquer alteração que seja sugestiva de doenças oculares, como:

  

Se você gostou desse conteúdo sobre o teste do olhinho, acesse também nosso artigo sobre 8 doenças oftalmológicas mais comuns em crianças.

Caso queira conversar com a nossa equipe, basta entrar em contato conosco e será um prazer atendê-lo.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.