Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
maio 10

O que é glaucoma?

O glaucoma é um problema de visão de grande seriedade que pode ocasionar na perda total da visão do indivíduo.

A relevância da patologia é tão notável que para estimular o conhecimento sobre ela, assim como a prevenção e combate, o mês de maio foi elencado por especialistas como “maio verde”, um mês dedicado ao conhecimento sobre o glaucoma.

Neste artigo vamos esclarecer o que é o glaucoma, além de trazer informações extremamente relevantes sobre este problema ocular. Boa leitura!

O que é glaucoma?

O glaucoma é a patologia que mais causa cegueira em todo o mundo por ser um quadro que não deixa evidentes os seus sintomas na maioria dos casos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), somente no Brasil há mais de 1 milhão de pessoas com a doença.

Ele é caracterizado por alterar o nervo óptico e levar a danos irreversíveis nas fibras nervosas, trazendo como consequência para a pessoa a perda do campo visual.

Isso acontece pelo aumento da pressão ocular ou alteração do fluxo sanguíneo do nervo óptico. O glaucoma é uma doença silenciosa e de acordo com a SBG pode atingir cerca de 2% da população brasileira acima dos 40 anos de idade.

Os números sobre a doença assustam ainda mais quando analisados sobre o conhecimento dos brasileiros em relação ao glaucoma. De acordo com o estudo “Um olhar para o glaucoma no Brasil”, realizado pela SBG e Upjohn com 2.700 brasileiros, 41% dos entrevistados não conhecem a doença, 39% não sabem que ela pode acarretar em cegueira irreversível e 53% desconhecem que a doença possui a maior probabilidade de um quadro de cegueira irreversível.

Quais são os sintomas do glaucoma?

Os sintomas podem variar muito conforme o tipo do glaucoma. No de “ângulo aberto”, muitos indivíduos não notam nenhum tipo de sintoma até o início da perda da visão, já outros sentem uma leve e gradual perda da visão periférica lateral.

O glaucoma de “ângulo fechado” pode proporcionar para a pessoa dor severa e súbita no olho, diminuição da visão ou embaçamento dela, náuseas, vômito, vermelhidão no olho e ter a sensação de inchaço no olho.

Já no glaucoma “congênito”, os sintomas aparecem em crianças com poucos meses de vida. Há nebulosidade na parte da frente do olho, vermelhidão, aumento de um olho ou dos dois e lacrimação em excesso.

Como é o tratamento do glaucoma?

Antes de iniciar o tratamento, o médico oftalmologista precisa realizar o diagnóstico da doença. Isso é feito por meio de vários exames, entre eles estão:

  • avaliação do nervo óptico;
  • acuidade visual;
  • tonometria;
  • resposta do reflexo da pupila;
  • gonioscopia;
  • lâmpada de fenda;
  • capimetria;
  • e imagem do nervo óptico

Após a constatação do problema de visão o paciente pode ser submetido a tratamentos que visam controlar a pressão intraocular para fazer com que o ritmo da doença seja desacelerado.

Glaucoma não tem cura e o seu controle pode ser realizado por meio de colírios, remédios, estabilização de doenças como o diabetes, utilização de laser e cirurgias.

As indicações são realizadas após uma minuciosa avaliação médica e o acompanhamento oftalmológico. Cada caso é um caso e somente o oftalmologista de sua confiança pode trazer mais informações sobre as melhores práticas para o seu caso. Caso queira conversar com a nossa equipe, basta entrar em contato conosco e será um prazer atendê-lo.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.