Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
nov 23
Dr. Eduardo Akira Yanaguihara - Visão Hospital Oftalmológico

Conheça as dúvidas mais frequentes sobre cirurgia de catarata

O médico oftalmologista especialista em catarata, Dr. Eduardo Akira Yanaguihara, esclarece as dúvidas mais frequentes das pessoas sobre cirurgia de catarata.

A catarata é uma doença que pode levar o indivíduo a cegueira total e o procedimento tem como objetivo restabelecer a visão, tenha sido ela comprometida parcialmente ou integralmente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira em todo o mundo, o que representa 20 milhões de pessoas. Por isso, é fundamental, que entendamos mais sobre a patologia.

Acompanhe a entrevista realizada com o médico especialista Dr. Eduardo Akira Yanaguihara do Visão Hospital Oftalmológico.

Para que serve a cirurgia de catarata?

Dr. Eduardo Akira Yanaguihara: A cirurgia de catarata tem o intuito de restabelecer a visão do paciente. A cirurgia consiste na remoção do cristalino, lente natural dos olhos que se encontra opacificada, e na substituição por uma lente artificial transparente.

Quem pode fazer essa cirurgia?

Dr. E.A.Y: Feito o diagnóstico, qualquer paciente está apto para a cirurgia, desde que as demais comorbidades como hipertensão arterial e diabetes estejam controladas.

Existe idade mínima e máxima para o paciente ser submetido a cirurgia de catarata?

Dr. E.A.Y: Não existe idade mínima e máxima para a realização da cirurgia de catarata, visto que pode afetar pessoas de todas as idades, apesar de a grande maioria dos casos ser senil. Porém, vale deixar claro que até mesmo recém nascidos podem ser submetidos a cirurgia em casos de catarata congênita.

Quais são as contraindicações para esse procedimento?

Dr. E.A.Y: A cirurgia de catarata pode ser contraindicada em pacientes que apresentem outras comorbidades oftalmológicas onde não há prognóstico visual após a remoção da catarata, ou seja não há possibilidade de melhoria. Também pode não ser indicada para pacientes que apresentam alto risco cirúrgico devido a doenças cardiovasculares, por exemplo.

O que o paciente precisa fazer antes do dia da cirurgia? Exames, mudar os hábitos alimentares?

Dr. E.A.Y: No pré-operatório para cirurgia de catarata o paciente deve fazer uso de colírios antibióticos e anti-inflamatórios dias antes da cirurgia. A rotina alimentar deve ser seguida normalmente e o paciente deve continuar tomando as medicações de uso contínuo.

Como é feita a escolha da lente intraocular a ser utilizada?

Dr. E.A.Y: A lente intraocular a ser escolhida vai depender muito das atividades do paciente, como dirigir a noite, uso de computador e leitura prolongada. Atualmente existem lentes que conseguem eliminar o uso dos óculos de forma permanente, porém estas podem ser contraindicadas em casos de outras comorbidades oculares associadas.

Qual é a técnica utilizada e como é o procedimento cirúrgico?

Dr. E.A.Y: A técnica moderna utilizada para correção da catarata se chama facoemulsificação. Ela é realizada através de uma microincisão em que fragmentamos e aspiramos a catarata e substituímos seu conteúdo por uma lente “dobrável”. A cirurgia é realizada com anestesia tópica, colírio anestésico, e dispensa o uso de sutura.

A cirurgia dura quanto tempo? Quais são as etapas?

Dr. E.A.Y: A facoemulsificação dura em média 10 minutos. As etapas consistem na incisão principal, capsulorrexis (retirada da capsula da catarata) fragmentação e aspiração de núcleo cataratoso, implante da lente intraocular e hidratação da incisão.

O paciente sente dor ou algum desconforto durante o procedimento?

Dr. E.A.Y: A cirurgia é indolor, com baixos índices de complicações.

Como é o pós-cirúrgico? O paciente precisa mudar sua rotina?

Dr. E.A.Y: O pós-operatório é muito importante para o resultado da cirurgia. Atividades que requerem esforço físico demasiado devem ser suspensas e o uso correto dos colírios no pós operatório são de extrema importância a fim de se evitar inflamações e infecções oculares.

Pode ser realizado o procedimento nos dois olhos no mesmo dia?

Dr. E.A.Y: Os dois olhos não podem ser operados no mesmo dia. Geralmente, o intervalo entre os olhos são de 7 dias.

Qual é o grau de sucesso da cirurgia? O paciente ficará livre da catarata?

Dr. E.A.Y: Atualmente, a catarata é a cirurgia mais realizada no mundo. Com os equipamentos, diagnósticos e cirúrgicos avançados, o índice de complicações são baixíssimos e o restabelecimento visual é rápido, em média 24 horas. Uma vez feita a cirurgia a catarata é removida permanentemente.

Serviço:

Visão Hospital Oftalmológico

Rua Treze de Mais, 22-50, Bauru/SP.

(14) 3234-7745 | contato@visaohospital.com.br

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.