Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
jan 17
Pais que usam óculos terão filhos com o mesmo problema?

Pais que usam óculos terão filhos com o mesmo problema?

Essa é uma dúvida muito comum e que normalmente deixam os pais apreensivos em relação aos problemas de visão que seus filhos podem estar propensos.
Nesse artigo você irá saber um pouco mais sobre alguns problemas dos olhos que são transmitidos pela genética e o que fazer para preveni-los.

O que é fator hereditário?

O sorriso, a cor dos olhos e do cabelo são características possíveis de receber dos pais. Já as características genéticas são herdadas na gestação, 50% da mãe e 50% do pai. Essa combinação faz com que cada pessoa seja única.

Doenças hereditárias podem ou não estar presentes na vida do sucessor, contudo, a probabilidade é maior se os pais possuírem determinado problema. Um exemplo disso é que quando ambos os pais são míopes, o risco de o filho também ser chega a 60%.

Meu filho pode ter problemas de visão?

Pessoas que possuem pais com problema de visão são muito mais propensas às doenças em relação aqueles que não dispõem, mas isso não é totalmente assertivo. É necessário levar em consideração fatores ambientais e o desenvolvimento de cada um.

O indicado nesse caso é que os pais afetados investiguem as possibilidades e façam exames quanto antes para saber o desenvolvimento de problemas de visão nos filhos. O teste do olhinho é um deles, onde é possível determinar algumas condições congênitas, logo na maternidade.

Quais doenças oculares são genéticas?

Existem muitas doenças oculares que podem ser transmitidas por herança familiar, dentre elas estão: a miopia, o estrabismo, a catarata congênita, a ceratocone, o glaucoma e o daltonismo são alguns.

Como prevenir?

A prevenção contra fatores hereditários nada mais é que o diagnóstico precoce e intervir para que seja cuidado quanto antes, o qual dá a oportunidade de que os tratamentos obtenham resultados eficazes.

É importante destacar que para prevenir qualquer problema oftalmológico, é preciso realizar exames de rotina regularmente com um médico oftalmologista de excelência. Para mais informações sobre tratamentos, entre em contato com os nossos especialistas.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.