dez 01

Quais são os sinais da catarata precoce?

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre catarata ou até já conheceu alguém que foi acometido pelo problema de visão. Mas você sabia que a doença mais comum em pessoas acima de 60 anos, também pode afetar jovens? Quando isso acontece, a denominação adequada é catarata precoce.

Neste artigo vamos falar sobre os sinais e as particularidades desse problema de visão que pode levar à cegueira pessoas de mais idade e pessoas jovens. Continue a leitura sobre catarata precoce e informe-se!

O que é catarata precoce?

Antes de conhecer os sinais, precisamos entender um pouco mais sobre o problema. Catarata é o processo de opacificação do cristalino, também conhecido como a lente natural dos olhos, localizada atrás da íris.

Quando saudável, essa lente é clara e transparente, mas quando afetada pela catarata passa a ficar opaca e obstrui a passagem dos raios luminosos que formam as imagens no fundo do olho.

Esse processo pode ocorrer naturalmente devido ao envelhecimento, por isso, a catarata é um problema verificado em seu maior número em pessoas acima dos 60 anos. Porém, jovens e adultos também podem sofrer com a catarata precoce, que como o nome mesmo já diz é o adiantamento da doença para indivíduos com menos idade.

O que pode causar catarata precoce?

A catarata precoce pode ser causada em pacientes jovens pelos seguintes motivos:

• grande trauma ocular ocorrido devido a acidentes, sejam eles domésticos, automobilísticos, durante a prática esportiva ou outros;
  • uso de medicamentos a base de corticoide, alguns medicamentos para tratamento de acne, pressão alta e antidepressivos, esses quando ministrados de forma prolongada e contínua podem acelerar o processo de opacificação do cristalino

A recomendação para indivíduos que utilizam esses medicamentos, é realizar o acompanhamento oftalmológico periódico e efetuar os exames necessários para acompanhamento da saúde da visão, assim como a validação das dosagens adequadas.

Quais são os sinais da catarata precoce?

As principais queixas e sinais da catarata precoce é a visão embaçada, a dificuldade para enxergar a noite e em ambientes com pouca luminosidade, alteração contínua do grau do óculos e a percepção de diminuição de nitidez ao visualizar objetos.

Outro indício de catarata precoce é quando a visão de perto fica melhor, isso acontece porque o cristalino opacificado proporciona um crescimento dessa área e ele se torna uma espécie de lente de aumento.

Qual é o tratamento?

Assim como no caso da catarata em pessoas com mais idade, a catarata precoce também possui um único tratamento, a cirurgia.

A cirurgia de catarata é realizada de forma simples, rápida e indolor e tem como objetivo remover a lente natural do olho acometida pela catarata e inserir uma nova lente cristalina.

Como você percebeu nesse artigo a catarata precoce é uma condição adquirida por meio de situações adversas, porém é tratável e pode não oferecer grandes complicações para o paciente. Para que você tenha mais informações sobre a os mitos e verdades sobre a cirurgia de catarata precoce, recomendamos leitura deste artigo.