nov 10

Quais são os tipos de estrabismo?

O estrabismo é um desequilíbrio na orientação dos músculos oculares que faz com que os dois olhos não se fixem em um ponto ao mesmo tempo. Esse desalinhamento pode acontecer de várias formas e nesse artigo vamos conhecer os tipos de estrabismo existentes.

Tipos de estrabismo

São 8 os tipos de estrabismo e falso estrabismo, veja cada um deles em detalhe.

• estrabismo convergente;
  • estrabismo divergente;
  • estrabismo vertical;
  • estrabismo paralítico;
  • estrabismo acomodativo;
  • estrabismo intermitente;
  • pseudo estrabismo;
  • e estrabismo latente.

Estrabismo convergente

Caracterizado por um olho que fixa em um ponto e outro olho que se desvia para dentro, na direção do nariz.

A grande maioria dos casos é monocular, ou seja, o olho com desvio apresenta ambliopia, a cegueira estrábica. A menor parte dos casos de estrabismo convergente é alternante, onde a acuidade visual é muito parecida em ambos os olhos.

Estrabismo divergente

O que difere o convergente do divergente é a direção do olho com desvio ocular, no divergente o olho que não consegue fixar em um ponto desvia-se para fora, em direção à orelha.

Estrabismo vertical

Neste caso, a direção do olho que não se fixa é para cima, sentido da testa, ou para baixo, sentido do queixo.

O vertical é um tipo de estrabismo onde o indivíduo enxerga os objetos um em cima do outro, o que, normalmente, faz com que ele incline a cabeça para um dos lados a fim de não ter diplopia, ou seja, ver duas imagens do mesmo objeto.

Estrabismo paralítico

Um tipo de estrabismo adquirido com desvio variável consoante as posições do olhar. O desvio é verificado com maior incidência quando a pessoa olha para o lado do músculo ocular paralisado, porém quando o olhar é direcionado para o lado oposto do músculo paralisado, o desvio é menor.

Estrabismo acomodativo

Secundário a hipermetropia, a idade com maior incidência desse tipo de estrabismo convergente é aos 3 anos. O acomodativo não exige tratamento cirúrgico e tende a ser resolvido após a correção do erro refrativo.

Estrabismo intermitente

Mais frequente em pessoas com miopia não corrigida, o estrabismo intermitente ocasiona em desalinhamento ocular somente em alguns momentos. Isso quer dizer que os olhos são alinhados na maior parte do tempo.

Ele pode ser desencadeado por estimulação solar, aumento da temperatura corporal, alterações emocionais, entre outros.

Pseudo estrabismo

Também chamado de falso estrabismo, essa é uma situação em que aparentemente há estrabismo, mas na verdade há somente uma prega de pele no epicanto, canto interno do olho, que possibilita a sensação de desalinhamento ocular.

Estrabismo latente

Esteticamente imperceptível, esse tipo de estrabismo só pode ser verificado com testes clínicos. Ele oferece ao indivíduo algumas dores, ardência nos olhos e visão embaçada, mas não traz desvio dos olhos perceptível.

Tratamentos para correção do estrabismo

O estrabismo tem cura e os tratamentos variam de acordo com a idade do paciente e também o tipo de estrabismo. A melhor solução para o caso será orientada pelo médico oftalmologista que realiza o acompanhamento, após estudo e exames.

Entre as possibilidades de correção do desvio dos olhos estão:

• óculos: a utilização de lentes corretivas pode ser orientada em casos de estrabismo leve, especialmente em crianças, com a utilização de tampão no olho saudável, forçando o olho com desvio a se movimentar melhor;
  • e procedimento cirúrgico: a cirurgia é recomendada na maioria dos casos de estrabismo em adultos, porque com o avançar da idade os músculos oculares se tornam menos maleáveis e a técnica de óculos e tampão se mostra ineficaz.

Agora que você já conhece os 8 tipos de estrabismo e sabe que em algumas situações o óculos com lentes corretivas pode melhorar o estrabismo, leia também esse artigo que esclarece se a não utilização do óculos de grau pode piorar o problema de visão.