Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
jun 07

Não usar óculos de grau piora o problema de visão?

Se você é do time de pessoas que acaba por não usar o óculos de grau com a frequência correta, você precisa ler esse artigo.

Será que esse hábito ruim de esquecer com frequência de colocar o acessório pode prejudicar a sua visão e fazer com que o grau da lente do seu óculos aumente ao longo do tempo?

A resposta para essa pergunta é NÃO.

Não usar o óculos de grau não piora o problema de visão. O óculos é um meio de ajudar a visão a funcionar corretamente e não tem o poder de corrigir, curar ou prejudicar o distúrbio genético.

O que não significa que não usar óculos de grau não afeta em nada no bem-estar do indivíduo. Para que você conheça as possíveis consequências de deixar o acessório de lado, elencamos abaixo os 3 principais erros refrativos nos quais o óculos é indicado pelo médico oftalmologista, hipermetropia, astigmatismo e miopia. Boa leitura!

Hipermetropia

Para alguém que tem hipermetropia, interromper o uso do óculos de grau por alguns períodos pode proporcionar um comprometimento da visão, impedindo atividades simples, como a leitura.

Não há nenhum estudo científico até o momento que conseguiu comprovar a especulação de que “forçar a visão com hipermetropia” pode ocasionar em diminuição de grau, portanto não há relação entre regressão de grau e utilização constante de óculos.

Não usar óculos de grau: Astigmatismo

Quem sofre com astigmatismo e não usa corretamente o óculos de grau pode sentir uma sensação de piora na vista, mas esse sentimento trata-se apenas de um efeito psicológico.

O que pode acontecer com o não uso do óculos de grau por longos períodos são incômodos que não eram percebidos no início, indicando uma sensação de piora para enxergar.

Miopia

Em pessoas com miopia, não usar óculos de grau pode acarretar em ressecamento dos olhos, visão prejudicada e fortes dores de cabeça.

Além desses sintomas, não haverá aumento do grau por não utilizar o acessório corretivo.

Mesmo com todas as informações acima, após a recomendação do médico oftalmologista pela utilização do óculos de grau, não é indicado que o indivíduo deixe-o de usar por longos períodos.

Se você sente dificuldade em usar o seu óculos, relate o caso para um especialista de sua confiança, para que juntos vocês cheguem na melhor solução para o seu caso.

Agora que você sabe que não usar óculos de grau corretamente não aumenta o grau, mas pode ter outras consequências, leia também sobre como escolher o óculos de grau correto para você clicando nesse link.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.