Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
jun 14
chorar deixa os olhos inchados

Por que chorar deixa os olhos inchados?

Você já reparou que o ato de chorar instantaneamente deixa os olhos inchados? E mais… Esse inchaço ainda pode permanecer por um período após o choro, especialmente se você coça-los ou esfrega-los.

Para entender o porquê isso acontece e como podemos diminuir o aspecto de olhos inchados depois do choro, convidamos você para continuar lendo esse artigo.

O que deixa os olhos inchados ao chorar?

Para entendermos a causa do inchaço, precisamos falar sobre o que acontece no organismo ao chorar.

Mesmo sem o choro, os nossos olhos produzem lágrimas diariamente para garantir a lubrificação do órgão, evitando o ressecamento e proporcionando a proteção contra micro organismos.

Tanto essas lágrimas de proteção, quanto as lágrimas emocionais são produzidas pelas glândulas lacrimais que ficam localizadas no canto do olho. A diferença entre elas é que a primeira é mais salgada que a segunda.

Isso quer dizer que ao chorar os olhos são inundados por lágrimas menos salinas, causando uma incompatibilidade com a lágrima protetiva e os outros fluidos do corpo. Isso acarreta em inchaço na região dos olhos.

Além das lágrimas que proporcionam o inchaço, ao chorar os músculos do rosto ficam mais enrijecidos e aumentam o aspecto de inchaço.

Como melhorar o aspecto dos olhos inchados?

A primeira dica é nunca esfregar os olhos enquanto chora ou coça-los de forma exagerada. Dê preferência por enxugar as lágrimas com um lenço de papel ou um tecido delicado.

Para aliviar o inchaço dos olhos também é recomendado lavar o rosto com água fria. Não utilize sabonete ou qualquer outra substância, lave apenas com água.

Você também pode colocar um pano úmido com água fria sobre os olhos. Deixe por aproximadamente 10 minutos e retire. A água gelada faz com que os vasos sanguíneos ao redor dos olhos se contraiam, reduzindo o inchaço.

Outra dica é dar leves e delicadas batidinhas com o dedo nas áreas inchadas do olho. Essa ação ajuda a estimular a circulação da região, movendo o sangue acumulado para outros locais.

Para abaixar a pressão sanguínea também é possível se deitar com a cabeça mais elevada em relação ao corpo. Coloque 2 ou 3 travesseiros em baixo da cabeça, posicione o pescoço em uma angulação reta, feche os olhos e relaxe por alguns minutos.

O que mais pode deixar os olhos inchados?

Além do choro, também existem outras formas dos olhos ficarem inchados, entre elas estão:

  • o terçol;
  • a conjuntivite;
  • as alergias;
  • picadas de insetos;
  • alterações nos rins;
  • pancadas nos olhos;
  • blefarite;
  • e outras.

Independente da causa, se você fica com olhos inchados com certa regularidade e isso não está relacionado com o choro, não deixe de procurar um médico oftalmologista de sua confiança para investigar.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido esclarecedor em relação ao motivo dos olhos inchados ao chorar. Para continuar lendo curiosidades sobre oftalmologia, recomendamos que acesse esse artigo.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.