Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
mar 08
Olho seco

Olho seco: o que é, sintomas e tratamento

O olho seco é uma síndrome sem cura que pode acometer homens e mulheres em diversas fases da vida. O diagnóstico da patologia é clínico, ou seja, realizado por um médico oftalmologista.

Nesse artigo vamos falar sobre o que é o olho seco, quais são os principais sintomas, as causas e o tratamento para a síndrome que pode acarretar em outros problemas de visão. Boa leitura!

O que é olho seco?

É uma condição que altera a produção e/ou a qualidade das lágrimas, provocando o ressecamento do olho, da conjuntiva e da córnea.

A síndrome do olho seco, ou síndrome da disfunção lacrimal, ocorre quando há falta de produção de lágrimas ou quando algum componente da lágrima está com problema.

A lágrima é o líquido produzido pelas glândulas lacrimais. Basicamente é composta por água, sais minerais, gordura e proteínas. Sua principal função no corpo humano é limpar, lubrificar e proteger os olhos de micro-organismos ou substâncias estranhas.

Quais são os sintomas?

O olho seco proporciona a pessoa acometida uma forte vermelhidão e ardência nos olhos. Esses sintomas também pode aparecer acompanhados de visão turva, especialmente no final do dia.

Outros sintomas comuns da síndrome são irritação excessiva dos olhos, inclusive quando em contato com o vento, e dificuldade na utilização de lentes de contato.

Os indivíduos com olhos secos podem sentir variações de intensidade dos sintomas em decorrência do grau que a doença se instala.

Quais são as causas do olho seco?

São vários os fatores que podem ser levados em consideração como causa preponderante do problema de visão, entre eles estão:

  • o envelhecimento com a perda do componente aquoso em decorrência da idade;
  • o uso do computador de uma forma excessiva;
  • a exposição exacerbada ao ar condicionado;
  • o uso prolongado de lentes de contato;
  • utilização por longos períodos de alguns medicamentos (como diuréticos, benzodiazepinas ,anti-histamínicos, antidepressivos e analgésicos).

Quais os tratamentos para olho seco?

Entre os tratamentos para a síndrome estão a utilização de colírios que simulam lágrimas para devolver a hidratação dos olhos e equipamentos tecnológicos para estimular a melhor produção de lágrimas, como é o caso do iLUX.

Esse dispositivo inovador é manipulado por médicos oftalmologistas especialistas com o objetivo de melhorar imediatamente a rotina do paciente.

O procedimento dura em média 10 minutos e proporciona resultados entre 7 e 30 dias após a sua aplicação.

Para qualquer um dos tratamentos, é necessário a instrução de um profissional da saúde de sua confiança. Nunca se automedique ou se sujeite a tratamentos sem comprovação cientifica.

Agora que você já sabe o que é olho seco e suas principais características, não deixe de ler sobre outras doenças que também podem causar vermelhidão nos olhos, clicando aqui.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.