Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
fev 23

Saúde ocular: como preservá-la ao longo da vida?

A visão é um dos sentidos que mais auxiliam no dia a dia e facilitam a interação entre as pessoas, por isso a preservação da saúde ocular é um tema tão relevante em qualquer fase da vida.

Em todo o mundo existem mais de 39 milhões de pessoas cegas e mais de 246 milhões de indivíduos com perdas moderadas ou severas da visão, estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dentre esses casos, vários poderiam ter sido evitados se as pessoas tivessem descoberto o problema a tempo e recebido o tratamento adequado.

Afinal, diversas patologias são silenciosas e apresentam sintomas tardiamente, portanto o diagnóstico precoce é sempre o melhor caminho.

Para evitar distúrbios de visão e proporcionar maior bem-estar com o passar dos anos, nesse artigo vamos abordar como realizar a preservação da saúde ocular ao longo da vida. Desejamos uma boa leitura!

Saúde ocular, quais são os cuidados básicos?

Sono regular, alimentação balanceada, manter o corpo ativo praticando alguma atividade física, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, utilizar óculos de sol ao se expor por muito tempo a claridade e visitar regularmente um médico oftalmologista.

Essas são os cuidados básicos necessários para a manutenção da saúde ocular em qualquer idade. Além da visão, todo o corpo é beneficiado com atitudes ponderadas e balanceadas, especialmente as que se referem a alimentação.

Os cuidados básicos para a região dos olhos devem ser:

  • higienização diária dos olhos com água corrente;
  • evitar compartilhar produtos, maquiagens, itens de higiene pessoal;
  • atentar-se para a utilização de produtos químicos que possam entrar em contato a região dos olhos;
  • e proporcionar proteção para a visão ao realizar atividades que podem apresentar risco para o órgão, prática de esportes de contato, trabalhos manuais e etc.

Há alimentos que auxiliam na preservação da saúde ocular?

Sim, essa não é uma lenda urbana. Existem diversos alimentos que contribuem para a preservação da saúde ocular.

O grande destaque vai para alimentação rica em vitamina A, presente na cenoura, manga, mamão e outros legumes e frutas de cor laranja.

Os peixes também são aliados do bom funcionamento dos olhos. Ricos em ômega 3, vitaminas A, B, D e E, ele merecem um destaque no cardápio da sua casa.

Outros itens importantes para o consumo são azeite de oliva, ovos e vegetais de cor verde escuro.

Quais são os cuidados em cada fase da vida?

Logo ao nascer, a criança deve ser submetida à exames que irão comprovar o bom funcionamento da visão. Nos primeiros anos, se deve ficar atento a qualquer sinal de anormalidade, pois o órgão está em pleno desenvolvimento.

Converse com o nutricionista para boas práticas na rotina alimentar do pequeno e não esqueça que o óculos de sol é recomendado em todos os estágios da vida.

Se nada de errado for detectado nas primeiras consultas, na infância a criança deve visitar o médico oftalmologista em intervalos de 1 a 2 anos.

O adolescente está sujeito aos erros refrativos, nessa idade a incidência de problemas como hipermetropia, astigmatismo e miopia é mais frequente. Para a detecção precoce dessas patologias é recomendada a visita ao médico a cada 1 ano.

Os adultos com mais de 40 anos podem perceber um problema conhecido como vista cansada. Também chamado de presbiopia, esse erro pode ser corrigido com a utilização de óculos de grau. Para evitar a vista cansada, recomenda-se parcimônia na utilização de telas, forçar a visão em ambientes escuros e visitar anualmente o oftalmologista.

A partir dos 50 anos há maior predisposição para o glaucoma e catarata. Essas duas doenças podem causar problemas irreversíveis para o indivíduo, como a cegueira. Se já tiver casos semelhantes da família informe ao seu médico de confiança.

A saúde ocular é um assunto que nunca deve ser deixado de lado ou esquecido momentaneamente, pois os riscos para o bom funcionamento dos olhos podem ser muito severos. Por isso, se faz muito tempo que você não visita um médico oftalmologista, agende sua consulta agora mesmo. A nossa equipe médica está à sua disposição.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.