mar 22
saúde ocular na menopausa

Menopausa e a saúde ocular: entenda os cuidados

Com certa idade, alguns problemas na saúde ocular podem surgir, sendo necessário ter precauções. Para as mulheres, isso pode ser ainda mais desconfortável, já que enfrentam a menopausa, um período de grandes mudanças no corpo e na saúde.

Nesse artigo, você acompanhará a relação entre a menopausa e a saúde ocular, entendendo os cuidados necessários.

Entenda a menopausa

A menopausa é uma fase natural na jornada das mulheres, marcada pelo declínio na produção hormonal e acontece tipicamente entre os 40 e 55 anos.

Embora seja um processo comum, pode acarretar desconfortos e desafios, como sensação de calor, ganho de peso, distúrbios do sono, mudanças de humor e perda óssea de cálcio, entre outros sintomas.

Isso ocorre devido à diminuição na produção de estrogênio, um hormônio essencial no controle da ovulação e no desenvolvimento das características femininas.

O climatério apresenta uma variedade de sintomas, incluindo aqueles relacionados à saúde visual, confira a seguir.

A menopausa e a saúde ocular

Na menopausa, as mudanças hormonais significativas podem impactar várias áreas do corpo, incluindo o sistema visual.

As mulheres podem passar por sintomas oculares, como irritação, coceira, sensibilidade à luz e visão turva.

A diminuição abrupta de estrogênio, por exemplo, pode influenciar a saúde ocular, aumentando os riscos de desenvolver condições como glaucoma, catarata e olho seco.

Além disso, a faixa etária em que os sintomas da menopausa ocorrem, muitas vezes, coincide com o surgimento de outros problemas visuais, como a presbiopia.

Quais problemas na saúde ocular podem surgir?

Síndrome do olho seco

Durante a menopausa, muitas mulheres enfrentam a síndrome do olho seco, uma condição em que os olhos produzem lágrimas insuficientes ou de qualidade inferior. Isso pode provocar sintomas como irritação, visão embaçada, coceira e sensação de areia nos olhos.

Catarata

Nesse período em que a mulher passa, há um aumento no risco de catarata devido à diminuição da produção de estrogênio, que pode causar danos ao cristalino, a lente natural do olho, tornando-o opaco e turvo.

Ela causa visão embaçada, sensibilidade à luz e dificuldade para ver com clareza. Felizmente, essa condição pode ser tratada com cirurgia.

Glaucoma

A menopausa pode acelerar o aparecimento do glaucoma, prejudicando a saúde dos olhos. Isso ocorre devido às mudanças hormonais que podem aumentar a pressão dentro dos olhos, um fator de risco primário para essa condição.

Os sintomas típicos incluem diminuição do contraste visual, dificuldade na leitura e dor nos olhos.

Presbiopia

A presbiopia, também conhecida como vista cansada, é uma condição que impacta a capacidade de focar em objetos próximos.

Geralmente ocorre em pessoas com mais de 40 anos devido à diminuição gradual da flexibilidade do cristalino. As alterações hormonais durante a menopausa podem agravar esses sintomas.

Entenda os cuidados

Para assegurar uma saúde ocular ótima durante a menopausa, é crucial adotar hábitos saudáveis e submeter-se a exames oftalmológicos regularmente.

O acompanhamento regular com um oftalmologista é fundamental para identificar precocemente problemas de visão e iniciar os tratamentos adequados.

Aqui no Visão Hospital Oftalmológico, prezamos por atendimento humanizado, uma equipe especializada e um espaço amplo e bem equipado. Se você, mulher, está passando pela menopausa e possui dúvidas, entre em contato conosco e realize uma avaliação.