out 24
Tudo o que você precisa saber sobre a saúde ocular da mulher

A saúde da visão é um tópico que tem crescido e gerado cada vez mais debates entre a população, principalmente quando direcionado ao público feminino.

Neste artigo iremos abordar os riscos, causas e fatores hormonais que você precisa saber sobre a saúde ocular da mulher.

A importância da saúde ocular da mulher

Você sabia que, em média, duas a cada três pessoas cegas no mundo são mulheres?

Segundo o Relatório Mundial Sobre a Visão publicado pela OMS em 2019, mais de 1 bilhão de pessoas vive com algum tipo de deficiência visual que poderia ter sido evitada. Os grupos mais afetados são pessoas com baixa renda, idosos e, inclusive, as mulheres.

Apesar da medicina ter avançado nas últimas décadas, a OMS reconhece que muitas deficiências visuais são generalizadas e acabam não sendo tratadas adequadamente, comprometendo a saúde da visão feminina.

Diante de um cenário contemporâneo, com mulheres mais autônomas e independentes exercendo, muitas vezes, o papel de dupla jornada de trabalho, a saúde ocular não pode ser negligenciada.

Para identificar as condições que mais comprometem a visão e, logo, a vida das mulheres, nós separamos as doenças e sintomas mais comuns.

Principais causas e sintomas

A saúde ocular da mulher é atingida devido às diferenças socioeconômicas e culturais de algumas regiões do mundo, bem como aos fatores de risco, hereditariedade e diabetes, que afetam majoritariamente o público feminino.

Os sintomas “não vistos”, como hipertensão, pressão alta, artrite, reumatoide, xeroftalmia e conjuntivite, também podem indicar os primeiros sinais de uma condição ocular mais grave.

Dentre as condições visuais que mais atingem as mulheres adultas, estão: o tracoma, a catarata, a retinopatia diabética e o glaucoma.

Mas há, ainda, outros fatores que influenciam, entre eles:

• miopia: o mundo vem para nós através dos olhos e, se a visão é exposta demais à luz de telas e ambientes fechados, o risco de desenvolver a miopia aumenta. Dormir bem e passar mais tempo ao ar livre é uma forma de prevenção;
  • diabetes: a retinopatia diabética atinge muitas pessoas e tem se tornado uma grande preocupação entre os oftalmologistas, principalmente devido à influência do diabete tipo 2. Para preveni-lo é preciso de uma rotina de cuidados e consultas oftalmológicas regulares;
  • detecção tardia: quando o acesso é impedido ou não há prestação de tratamento preventivo apropriado, é provável que a doença prolifere e acabe prejudicando a vida da paciente.

As alterações hormonais também são influências relevantes e merecem um tópico exclusivo. Leia abaixo e confira a relação entre elas e a visão feminina.

Alterações hormonais e a visão feminina

O corpo feminino passa por diversas alterações ao longo da vida e os olhos também refletem esses impactos.

Influências hormonais e falta de vitamina A no corpo podem levar à ceratoconjuntivite seca, que é quando os olhos não tem umidade adequada. Essa ocasião é mais comum durante a menopausa.

A gravidez é outro período que merece atenção. Para mulheres que já tem algum problema ocular, por exemplo, é possível haver uma piora na vista.

Além disso, é importante que a gestante tenha um acompanhamento médico frequente para evitar riscos de desenvolver a diabete gestacional ou a hipertensão arterial.

Alguns sinais para redobrar a atenção durante a gravidez, são:

• visão embaçada;
  • olhos secos;
  • desdobramento da pré-eclâmpsia;
  • e sensibilidade à luz.

Quais os cuidados para prevenção e tratamento?

Além dos cuidados diários para a sua saúde física e alimentar, é preciso investir na saúde ocular.

Isso significa que se você foi indicado(a) por um médico oftalmologista a fazer uso de óculos, lentes de contato, óculos de sol e/ou implementar uma rotina de cuidados dos olhos, busque o máximo de comprometimento.

Caso for identificado algum dos sinais citados anteriormente, seja durante a gravidez, menopausa ou por influência de outras doenças, é preciso procurar o quanto antes um profissional competente da área.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com outras mulheres.

Para entrar em contato com a nossa equipe e agendar um horário, clique aqui.