fev 21
fevereiro laranja

Fevereiro laranja: o papel do oftalmologista no diagnóstico da leucemia

Neste mês ocorre a campanha fevereiro laranja, que visa conscientizar sobre a leucemia, um tipo de câncer que impacta os glóbulos brancos.

O que muitos não sabem é que essa condição pode ser identificada por meio de uma consulta oftalmológica.

Entenda mais neste artigo sobre a campanha fevereiro laranja e o papel do oftalmologista no diagnóstico da leucemia.

O que é a leucemia?

A leucemia é um tipo de câncer que causa o crescimento acelerado e anormal nas células do sangue, responsáveis pela defesa do organismo, os leucócitos.

A classificação da doença varia de acordo com sua célula de origem, linfoide ou mieloide, assim como varia conforme a velocidade de seu curso clínico, aguda ou crônica.

Os sinais e sintomas dessa condição, geralmente, são:

– manchas vermelhas minúsculas na pele;

– dor nos ossos ou articulações;

– transpiração excessiva;

– perda de peso sem esforço;

– sangramento facial ou hematomas;

– aumento do fígado ou do baço;

– hemorragia nasal recorrente;

– febre ou calafrios;

– fraqueza e fadiga;

– e infecções frequentes ou graves.

O diagnóstico pode ser realizado por meio de consultas médicas e exames de rotina. Em casos de suspeita, é recomendado fazer exames laboratoriais e exames específicos.

Além disso, o que muitos não sabem é que a consulta ao oftalmologista pode ajudar no diagnóstico de leucemia.

Campanha fevereiro laranja

Neste mês, destacamos a campanha “fevereiro laranja”, que tem o propósito de conscientizar quanto à leucemia e ressaltar a relevância da doação de medula óssea.

Atualmente, a leucemia ocupa a nona posição entre os cânceres mais prevalentes em homens e a 11ª em mulheres.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, a cada ano no triênio 2020-2022, mais de 10 mil novos casos de leucemia foram diagnosticados no Brasil, com 5.920 em homens e 4.890 em mulheres.

O papel do oftalmologista no diagnóstico da leucemia

Por meio da análise da saúde ocular, é possível identificar diversas doenças sistêmicas, como diabete, hipertensão arterial, anemia, entre outras patologias, incluindo câncer e leucemia.

Ao realizar o exame de fundo de olho, é possível avaliar as condições das artérias, veias e nervos. Se houver alguma suspeita, o médico oftalmologista encaminha o paciente para uma avaliação mais detalhada.

Apesar de não ser um exame de elevada complexidade, esse exame é extremamente útil e pode ser realizado anualmente em todas as idades, inclusive nos recém-nascidos.

Se você deseja cuidar da saúde dos olhos e realizar exames preventivos, entre em contato com a nossa equipe especializada e agende uma avaliação.