Neste mês ocorre a campanha fevereiro laranja, que visa conscientizar sobre a leucemia, um tipo de câncer que impacta os glóbulos brancos.
O que muitos não sabem é que essa condição pode ser identificada por meio de uma consulta oftalmológica.
Entenda mais neste artigo sobre a campanha fevereiro laranja e o papel do oftalmologista no diagnóstico da leucemia.
O que é a leucemia?
A leucemia é um tipo de câncer que causa o crescimento acelerado e anormal nas células do sangue, responsáveis pela defesa do organismo, os leucócitos.
A classificação da doença varia de acordo com sua célula de origem, linfoide ou mieloide, assim como varia conforme a velocidade de seu curso clínico, aguda ou crônica.
Os sinais e sintomas dessa condição, geralmente, são:
– manchas vermelhas minúsculas na pele;
– dor nos ossos ou articulações;
– transpiração excessiva;
– perda de peso sem esforço;
– sangramento facial ou hematomas;
– aumento do fígado ou do baço;
– hemorragia nasal recorrente;
– febre ou calafrios;
– fraqueza e fadiga;
– e infecções frequentes ou graves.
O diagnóstico pode ser realizado por meio de consultas médicas e exames de rotina. Em casos de suspeita, é recomendado fazer exames laboratoriais e exames específicos.
Além disso, o que muitos não sabem é que a consulta ao oftalmologista pode ajudar no diagnóstico de leucemia.
Campanha fevereiro laranja
Neste mês, destacamos a campanha “fevereiro laranja”, que tem o propósito de conscientizar quanto à leucemia e ressaltar a relevância da doação de medula óssea.
Atualmente, a leucemia ocupa a nona posição entre os cânceres mais prevalentes em homens e a 11ª em mulheres.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, a cada ano no triênio 2020-2022, mais de 10 mil novos casos de leucemia foram diagnosticados no Brasil, com 5.920 em homens e 4.890 em mulheres.
O papel do oftalmologista no diagnóstico da leucemia
Por meio da análise da saúde ocular, é possível identificar diversas doenças sistêmicas, como diabete, hipertensão arterial, anemia, entre outras patologias, incluindo câncer e leucemia.
Ao realizar o exame de fundo de olho, é possível avaliar as condições das artérias, veias e nervos. Se houver alguma suspeita, o médico oftalmologista encaminha o paciente para uma avaliação mais detalhada.
Apesar de não ser um exame de elevada complexidade, esse exame é extremamente útil e pode ser realizado anualmente em todas as idades, inclusive nos recém-nascidos.
Se você deseja cuidar da saúde dos olhos e realizar exames preventivos, entre em contato com a nossa equipe especializada e agende uma avaliação.