mar 27
enxaqueca ocular

Enxaqueca ocular: o que você precisa saber

Dor de cabeça, náusea e sensibilidade à luz – esses são alguns dos sintomas que pessoas que sofrem com a enxaqueca, uma condição genética, crônica e neurológica.

Além do desconforto causado, essa doença interfere na qualidade de vida do paciente e pode provocar sintomas da enxaqueca ocular.

Entenda neste artigo mais sobre a enxaqueca ocular, o que você precisa saber sobre os sintomas e tratamentos.

O que é a enxaqueca ocular?

A enxaqueca ocular é definida por diversas alterações que podem afetar um ou ambos os olhos. De acordo com cientistas, os processos que desencadeiam o seu surgimento são os mesmos que provocam a enxaqueca comum.

De acordo com a OMS, cerca de 31 milhões de pessoas sofrem de enxaqueca comum, e a maioria tem entre 25 e 45 anos de idade.

Mas, o que muitos não sabem é que, aproximadamente, 1 a cada 200 pessoas que sofrem dessa condição, sofrem de enxaqueca ocular também.

Além disso, dados divulgados pela mesma, apontam que a enxaqueca é a segunda maior causa de incapacidade em todo o mundo, e a primeira nos países da Europa e Austrália.

Há diversos fatores que podem desencadear as crises de enxaqueca, incluindo o jejum prolongado, consumo excessivo de alimentos fritos, chocolates e outros alimentos ricos em gorduras e açúcar.

Além disso, condições como alergias e intolerâncias alimentares podem contribuir para os episódios de enxaqueca.

Outros fatores também incluem a ansiedade, estresse, exposição prolongada a luzes intensas ou ruídos altos e problemas para dormir.

Quais são os sintomas da enxaqueca ocular?

Alguns dos sintomas que podem estar associados a enxaqueca ocular são:

– Dor de cabeça durante ou após as crises;

– Perda passageira do campo visual;

– Distorção da imagem;

– Sensibilidade à luz e ao som;

– Escurecimento da visão;

Estrabismo temporário;

– Alteração no tamanho da pupila;

– Flashes na visão.

Os sintomas visuais mencionados são acompanhados por outros, como intensas dores de cabeça e náuseas.

A diferença está no fato de que enquanto uma crise de enxaqueca normalmente dura por 72 horas, os sintomas visuais tendem a durar até 30 minutos.

O que você precisa saber: tratamentos

Para prevenir novas crises ou aliviar os sintomas, o tratamento da enxaqueca ocular envolve o uso dos mesmos medicamentos utilizados para outros tipos de enxaqueca.

O acompanhamento é essencial para garantir a saúde ocular do paciente, já que além do tratamento com medicamentos, o profissional pode fornecer orientações para prevenir ou reduzir a frequência das crises.

Por isso, o tratamento da enxaqueca ocular pode ser complementado por um um oftalmologista, que trabalhará em colaboração como o neurologista para examinar e compreender os sintomas.

Agora que você já sabe algumas informações sobre a enxaqueca ocular, caso queira conversar com a nossa equipe e realizar uma avaliação, basta entrar em contato conosco, será um prazer atendê-lo(a).