Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
dez 17

Conheça os efeitos do envelhecimento na visão

Alguns efeitos do envelhecimento na visão são impossíveis de serem evitados. Mesmo cada indivíduo reagindo de uma forma, o nosso organismo tende a se portar de uma forma diferente com o passar dos anos e isso pode surtir em incômodos na visão.

Neste artigo falaremos sobre alguns dos efeitos do envelhecimento na visão. Lembre-se que eles não são uma certeza, mas sim possibilidades, e dependem de fatores relacionados a genética e cuidado com a saúde ao longo da vida.

Presbiopia, um dos efeitos do envelhecimento na visão

Também conhecida como “vista cansada”, a presbiopia é um problema comum em pessoas a partir de 40 anos de idade. Essa é uma condição onde o cristalino começa a se enrijecer e a focalização da visão em objetos próximo aos olhos se torna mais difícil.

Uma das formas de lidar com a presbiopia é utilizando lentes corretivas, ou seja, óculos de grau.

Alteração na percepção de cores

Não é sempre que se percebe a alteração na forma de enxergar as cores, mas como um dos efeitos do envelhecimento na visão está a alteração na percepção das cores.

Isso pode acontecer porque o cristalino tende a ficar amarelado com o envelhecimento e faz com que as cores sejam menos brilhantes e o contraste entre elas se torna mais complicado de perceber.

Necessidade de melhor iluminação

Outro possível efeito do envelhecimento na visão é a necessidade de uma maior iluminação para enxergar os objetos.

A luz natural pode não se fazer suficiente e a visão exigir luzes artificiais para conseguir visualizar com nitidez. Isso pode acontecer devido ao cristalino do olho ficar menos transparente.

Quando o cristalino fica mais opaco o resultado é a menor passagem de luz para a retina no fundo do olho.

Pupila mais lenta às mudanças de luz

Assim como outras partes do corpo, a pupila também pode reagir de forma mais lenta e dificultar a adaptação da visão às mudanças bruscas de iluminação.

A pupila muda de tamanho para regular a entrada de luz, isso acontece para que não sintamos desconfortos ao entrar em ambiente com pouca luz ou locais muito claros.

Quando a pupila fica mais lenta, significa que o indivíduo poderá sofrer um pouco mais em situações que a iluminação se alterne entre muito escura ou muito clara.

Doenças como efeitos do envelhecimento na visão

Há algumas patologias da visão que são mais comuns com o passar dos anos e com o envelhecimento, são elas:

Os efeitos do envelhecimento na visão são inevitáveis, mas é possível ocasionar sensações positivas tratando os problemas de visão de forma precoce, recebendo o tratamento correto e com o auxílio de um médico oftalmologista extremamente capacitado. Para mais informações sobre tratamentos, entre em contato com os nossos especialistas.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.