Esse não é um artigo para você ler e ficar apreensivo, mas sim para deixá-lo atento sobre a síndrome da visão do computador.
O mesmo dispositivo que está permitindo que você absorva esse conteúdo relevante sobre a síndrome, também pode proporcionar desconforto, mal-estar e/ou patologias da visão se não for utilizado com coerência.
O conjunto de sintomas que vamos abordar nesse artigo tem sido observado cada vez mais nos consultórios oftalmológicos, por isso a síndrome da visão do computador é uma situação que você precisa ter conhecimento, inclusive para poder evitá-la.
O que é síndrome da visão do computador?
A síndrome da visão do computador é um grupo de sintomas que pode ser percebido na visão por pessoas que utilizam por um longo período computadores, celulares e tablets.
Seja por trabalho, por estudo ou puramente por lazer, o que torna a síndrome em algo real é a quantidade de tempo de exposição às telas. E esse tempo é variável de pessoa para pessoa.
O problema mais comum do conjunto de sintomas é o olho seco. E acredite se quiser, mas ele ocorre porque um indivíduo pisca muito menos quando está olhando para uma tela.
Porém, esse não é o único problema notado, em cada um a síndrome da visão do computador pode se manifestar de uma forma.
Quais são os sintomas?
Além do sintoma mais comum que citamos acima, também é possível que se manifestem:
- dor de cabeça frequente;
- fadiga ocular;
- coceira nos olhos;
- vermelhidão;
- visão embaçada;
- fotofobia;
- e ardência nos olhos.
Como surge a síndrome da visão do computador?
O principal motivo para o surgimento é a diminuição da quantidade de piscadas que as pálpebras dão quando os olhos estão focando em uma tela.
No entanto, outras situações também podem contribuir para a síndrome da visão do computador, como:
- ter algum problema oftalmológico não diagnosticado;
- ficar muito próximo à tela;
- estar em um ambiente com pouca iluminação;
- e se manter em uma postura errada por longo tempo.
Quais são os tratamentos?
A síndrome da visão do computador, normalmente, não é um problema grave. O diagnóstico sempre é realizado por médico oftalmologista após exames de visão de rotina e anamnese.
Para cada caso será orientado um tratamento específico para diminuir os sintomas e fazer com que os incômodos desapareçam. No caso do olho seco, há a possibilidade de prescrição de colírio lubrificante.
Para algumas pessoas também pode ocorrer a orientação de períodos determinados para estar diante das telas, bem como a sugestão de posicionamento dos dispositivos em relação aos ambientes.
Como evitar a síndrome da visão do computador?
Para diminuir as possibilidades, é possível adotar alguns cuidados, entre eles estão:
- monitorar o volumes de piscadas;
- dar pausas de 5 minutos a cada 1 hora de exposição à tela;
- aproveitar os momentos de descanso para dar um respiro para os olhos;
- posicionar-se entre no mínimo 40 cm de distância do celular, tablet, computador e televisão.
- e manter-se em uma posição onde a cabeça e os olhos estejam alinhados à tela.
Mesmo não sendo grave inicialmente, ela pode gerar transtornos e acarretar em problemas de visão mais sérios a longo prazo, por isso recomenda-se visitar o seu oftalmologista de confiança periodicamente, especialmente se você se enquadra nesse tipo de pessoa.
Se você notou algum sintoma da síndrome da visão do computador ou quer esclarecer dúvidas sobre as manifestações, agende uma consulta com os nossos especialistas falando com uma de nossas atendentes.