fev 28
cirurgia refrativa

Quais problemas a cirurgia refrativa pode resolver?

Dificuldade em realizar tarefas simples do dia a dia, desconforto e falta de qualidade de vida são alguns dos problemas gerados pelas disfunções visuais, que podem ser resolvidos pela cirurgia refrativa.

Cerca de 59 milhões de pessoas no Brasil possuem miopia, segundo dados da OMS. Esses dados apontam somente um dos vários problemas de visão que atingem a população e pode ser solucionado com a cirurgia refrativa.

Para entender melhor, separamos neste artigo quais problemas o procedimento cirúrgico pode resolver e os seus benefícios. Boa leitura!

Como funciona a cirurgia refrativa?

A cirurgia refrativa é realizada por meio de um equipamento, o qual age sobre a superfície anterior da córnea, alterando sua curvatura. Existem diferentes técnicas com uso do laser: PRK (aplicação superficial) e LASIK (aplicação mais profunda após a confecção de uma lamela na córnea).

Por meio dessa cirurgia, é possível corrigir ametropias como miopia, astigmatismo e hipermetropia, possibilitando a independência dos óculos.

Quais problemas a cirurgia refrativa pode resolver?

A cirurgia refrativa é um tratamento indicado para corrigir graus de erro refrativo, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Seja para visão de perto ou de muito longe, a cirurgia é uma alternativa interessante para devolver a boa visão, a qualidade de vida e a liberdade nas atividades diárias.

Miopia

A miopia é um erro de refração em que objetos próximos são vistos claramente e objetos distantes ficam embaçados, sem nitidez.

Ela pode se desenvolver de forma rápida ou gradativa. O seu agravamento ocorre na maioria das vezes durante a infância e adolescência.

Hipermetropia

A hipermetropia consiste na dificuldade em enxergar de perto ou de focalizar objetos próximos.

Isso acontece quando o globo ocular é mais curto do que a média ou a córnea é muito plana. Essa falha dificulta o processamento da imagem correta no cérebro.

Astigmatismo

O astigmatismo é uma irregularidade na córnea que distorce a imagem e prejudica também o poder de foco no cristalino, deixando a visão distorcida ou borrada.

Esse erro de refração faz com que a luz atinja vários pontos da retina em vez de apenas um, causando visão dupla, principal sintoma do astigmatismo.

Presbiopia

É a dificuldade de enxergar normalmente com o passar dos anos e está totalmente vinculada com a idade.

Também conhecida como vista cansada, a presbiopia faz com que a capacidade de focar objetos próximos diminua com o tempo.

Os benefícios de realizar a cirurgia refrativa

A cirurgia refrativa é um tratamento completo, com taxas de 95% de satisfação após a cirurgia quando o método LASIK é utilizado, segundo uma pesquisa da Universidade Médica da Carolina do Sul.

Confira alguns benefícios de realizar a cirurgia refrativa:

– a cirurgia é segura e rápida, durando menos de 30 minutos por olho, aproximadamente;

– o procedimento não requer internação, pois é realizado na clínica;

– normalmente, o paciente é liberado no mesmo dia após a cirurgia;

– em geral, a recuperação tende a ser tranquila e não atrapalha a rotina;

– muitas vezes, é possível tratar diferentes graus no mesmo procedimento, como a miopia e astigmatismo;

– e com a cirurgia refrativa, geralmente, o paciente não precisa mais usar óculos e lentes para enxergar bem.

A cirurgia refrativa possui muitos pontos positivos e proporciona uma verdadeira mudança de vida para o paciente.

Então, se você deseja realizar uma avaliação para estudar a possibilidade de realizar o procedimento, entre em contato com a nossa equipe.