Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
jul 10
Problemas de visão em crianças

Problemas de visão em crianças: como perceber?

Os problemas de visão em crianças podem não ser tão simples de perceber como em jovens e adultos. Os pequenos muitas vezes não sabem expressar ao certo os seus sintomas e isso pode dificultar a detecção de uma patologia.

É muito importante pais, mães e responsáveis estarem atentos o tempo todo para alguns sinais que as crianças podem demonstrar e que significam alteração na saúde dos olhos.

Nesse artigo você vai conhecer alguns detalhes de como perceber problemas de visão em crianças. Boa leitura!

Quais são os sinais de problemas de visão em crianças?

Independente da idade da criança, todos os sinais descritos abaixo podem representar alterações de saúde ocular. São eles:

  • aproximação muito grande frente à televisão ou chegar muito perto de um livro para visualização;
  • inclinar a cabeça ou fechar os olhos para ver melhor;
  • coçar os olhos com muita frequência;
  • apresentar muita sensibilidade à luz ou lacrimejar demasiadamente;
  • perder-se com facilidade na leitura;
  • reclamar de dor de cabeça ou olhos cansados constantemente;
  • ter dor de cabeça ao ficar exposta a equipamentos eletrônicos;
  • dificuldade para enxergar a longa distância;
  • e ter um desempenho abaixo do esperado na escola.

A qualquer demonstração desses problemas converse imediatamente com um médico oftalmologista e explique para ele todos os sintomas que a criança está sentindo ou aparentando.

Quais são os problemas de visão em crianças mais comuns?

Para você compreender um pouco mais sobre as possibilidade de patologias que podem atingir crianças, listamos abaixo os problemas de visão mais frequentes nos pequenos.

Miopia

Os pequenos que são acometidos por miopia não conseguem ver corretamente pessoas e objetos que estão mais distante do campo de visão delas. Eles costumam apertar os olhos para enxergar e podem ser mais tímidas e/ou distraídas.

Os sintomas da miopia podem ser confundidos com a deslexia e transtornos da escrita, isso porque muitas crianças não conseguem ver bem e podem trocar letras como o “p” e o “q”.

Hipermetropia

Esse problema de visão é o contrário da miopia. As crianças com hipermetropia possuem uma visão borrada dos objetos que estão muito próximos. Um dos sintomas é forçar a vista, dores de cabeça ou nos olhos, lacrimejar em excesso e piscar com muita frequência.

As crianças com essa patologia preferem brincar ao ar livre do que se dedicar as atividades com livros, desenhos e equipamentos eletrônicos.

Astigmatismo

Uma pessoa com astigmatismo tem visão deformada ao visuzliar os objetos tanto de longe, quanto de perto. Ela pode estar relacionada com a hipermetropia e ter sintomas parecidos com a enfermidade citada a cima.

Ambliopia

Essa é uma doença que consiste na perda parcial da visão eu um ou nos dois olhos da criança e que não possui correção com lentes. Ela deve ser detectada até os 7 anos para não implicar numa grande perda de visão no olho afetado.

A ambliopia é caracterizada pelo não desenvolvimento do olho, onde aos poucos vai deixando de desempenhar a sua função até a perda total da capacidade de enxergar. Essa é uma patologia diagnosticada na idade infantil, por isso a sua detecção precoce é fundamental para o tratamento correto.

Estrabismo

O estrabismo é a perda de paralelismo dos olhos da criança, onde cada um deles aponta para uma direção diferente. Esse problema ocular é um problema grave do sistema visual que precisa ser tratado imediatamente quando detectado por um médico especialista.

Qual a frequência certa para levar as crianças ao oftalmologista?

A primeira consulta oftalmológica da criança deve ser feita logo após o nascimento, ainda na maternidade. Nesse encontro é realizado o teste do olhinho, exame simples, indolor que leva menos de 3 minutos para ser realizado e pode detectar precocemente diversas patologias.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica recomenda acompanhamento oftalmológico semestral até os dois anos de idade da criança. A partir dessa idade, as consultas devem ser anuais até os 10 anos, quando há completa sedimentação da via neural relacionada ao sistema ocular.

Esses são alguns cuidados, conceitos e alertas para você em relação a saúde ocular das crianças da sua família. Fique atento a todos os sinais que os pequenos apresentam, principalmente na idade inferior aos dois anos, quando eles ainda não conseguem expressar bem os seus sentimentos.

Sempre que tiver dúvidas sobre os problemas de visão em crianças consulte o mais rápido possível o seu médico oftalmologista de confiança. Se você gostou desse conteúdo e quiser continuar lendo sobre a saúde dos olhos, veja o nosso artigo sobre 10 problemas de visão para ficar atento.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *