Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
mar 21

Cuidados com os olhos durante o Outono

No mês de março acontece o encerramento do verão e inicio do Outono, que traz consigo a baixa das temperaturas, os ventos e a diminuição da umidade do ar. Manter os cuidados com os olhos durante o outono é fundamental para preservar a boa saúde dos olhos.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas que podem ser tomadas para prevenir doenças oculares ligadas a essa estação. Confira quais são e como evitá-las!

As principais doenças de visão no outono

No outono é muito comum haver uma redução das chuvas e consequentemente na umidade do ar, causando um clima mais seco.

Essa mudança de estação exige atenção e alguns cuidados, já que os olhos ficam menos lubrificados, mais expostos à poluição e, como resultado, mais sujeitos a alergias e infecções.

Abaixo listamos algumas das doenças mais comuns nesse período.

Olho seco

O ressecamento da região ocular e a baixa umidade do ar podem causar a síndrome do olho seco, uma doença ocular muito comum nessa estação. Ela é caracterizada pela falta de produção de lágrimas ou quando algum componente da lágrima está com problema, deixando a superfície dos olhos seca.

Alergias

Outro problema que costuma se apresentar mais constantemente no período do outono são as alergias oculares, que ocorrem devido a exposição dos olhos ao clima mais seco.

Conjuntivite

Conhecida pela sua alta taxa de contágio e o grande incômodo, a conjuntivite costuma aparecer em estações em que o clima tende a estar mais seco.

A conjuntivite alérgica é uma inflamação que ocorre na membrana conjuntiva do olho e surge devido ao processo alérgico na área. Esse tipo de conjuntivite geralmente não é contagiosa.

Já a conjuntivite viral, embora menos comum nesta época do ano, pode ocorrer devido a inflamação causada por um vírus. Essa sim é altamente contagiosa.

Sintomas mais frequentes desses problemas no outono

Os sintomas das doenças mais comuns no outono, como alergias, síndrome do olho seco e até conjuntivite, geralmente são bastante semelhantes, incluindo:

  • vermelhidão moderada e até edxcessiva nos olhos;
  • ardência;
  • coceira;
  • sensação de “areia” nos olhos;
  • dificuldade de enxergar em ambientes claros;
  • e secreção nos olhos.

Cuidados para evitar as doenças oculares de outono

Existem alguns cuidados simples para adotar no dia a dia a fim de evitar ou minimizar alguns efeitos que as doenças oculares no outono podem causar, são eles:

  • beber bastante líquido para se manter hidratado e cuidar da saúde dos olhos;
  • evitar ficar posicionado de frente para o ar-condicionado, pois isso acaba dificultando a lubrificação dos olhos;
  • não compartilhe objetos de uso pessoal, como toalhas, colírios e itens de maquiagem;
  • evite o acúmulo de poeira em objetos de casa e do trabalho;
  • consuma alimentos ricos em vitaminas A, E e ômega-3;
  • e não colocar as mãos nos olhos, esfregá-los ou coçá-los também são formas de evitar problemas, pois o órgão é a porta de entrada para infecções, vírus e bactérias.

Se os sintomas se intensificarem, é indicado procurar ajuda de um médico oftalmologista e se submeter ao tratamento com os medicamentos apropriados e prescritos para você.

Manter uma boa saúde ocular é essencial, afinal a visão é um dos nossos sentidos mais importantes. Se você observou algum desses sintomas comuns no outono, entre em contato com a nossa equipe para encontrar a melhor solução para o seu caso. Será um prazer atendê-lo!

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.