Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
abr 05
abril marrom

Abril Marrom: o que é e qual a sua importância?

A cegueira atinge cerca de 2,2 milhões de pessoas no mundo, sendo que pelo menos 1 milhão de pessoas têm uma deficiência visual que poderia ter sido evitada. A Organização Mundial da Saúde analisa que pelo menos 80% desses casos poderiam ser evitados se houvesse diagnóstico médico precoce e tratamento adequado.

O mês de abril, conhecido no Brasil como Abril Marrom, foi escolhido pelo setor de saúde para conscientizar, focar na prevenção da cegueira e enfatizar a importância dos cuidados com os olhos. Os olhos são um patrimônio muito precioso, mas que, normalmente, não recebem a atenção necessária para a manutenção do bom funcionamento.

O que é o Abril Marrom?

O Abril Marrom é uma campanha direcionada ao tema da cegueira. A iniciativa é fundamental já que a maioria dos casos de cegueira é tratável quando diagnosticado precocemente.

Entre as causas mais comuns de cegueira evitável no Brasil estão:

Essas doenças afetam milhares de pessoas e podem ser curadas se diagnosticadas precocemente. A visita ao oftalmologista deve ocorrer desde a primeira infância e em todas as fases da vida é necessário monitorar a saúde dos olhos e quanto aos sintomas, detectá-los precocemente podem prevenir a perda da visão.

Como surgiu o Abril Marrom?

O Abril Marrom surgiu em 2016 a partir da iniciativa do Professor Doutor Suel Abujamra, que era médico doutor em oftalmologia e ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Ele foi o idealizador do Abril Marrom e um profissional responsável por avanços na saúde ocular brasileira.

O mês foi escolhido pois é comemorado no dia 8 de abril o Dia Nacional do Braille, em que de José Álvares de Azevedo trouxe o alfabeto Braille ao Brasil, em 1850. Já a cor marrom foi a definida para a Campanha por ser a cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros.

Qual a sua importância?

Segundo dados do Relatório Mundial sobre a Visão, as doenças oculares são muito comuns e pelo menos 2,2 milhões de pessoas têm uma deficiência visual ou cegueira, das quais pelo menos 1 milhão tem uma deficiência visual que poderia ter sido evitada ou ainda não foi tratada. Essas circunstâncias poderiam ser evitadas se a população consultasse um médico oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.

O Abril Marrom também tem o objetivo de chamar a atenção para a reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência visual, pois além das doenças tratáveis, existem doenças que não têm cura ou tratamento e que levam à perda da visão de forma progressiva e irreversível.

É o caso, por exemplo, de doenças raras e hereditárias da retina. Existem pessoas com essas condições que possuem graus variados de deficiência visual e precisam ser incluídas na sociedade.

Quais as principais causas de doenças oculares e deficiência visual?

As Nações Unidas divulgaram um estudo que mapeia a situação das pessoas que vivem com deficiência visual ou cegueira em todo o mundo e dentre elas estão as causas mais comuns:

  • envelhecimento;
  • falta de acesso ao uso de óculos;
  • mudanças no estilo de vida;
  • e os efeitos da diabetes, cataratas e glaucomas.

Muitas dessas doenças são silenciosas e não apresentam sintomas nas fases iniciais, detectá-las precocemente é fundamental para a prevenção da perda da visão. Ter informações sobre doenças que podem levar à cegueira é o primeiro passo para tomar essas medidas preventivas.

Compartilhe com seus amigos e familiares informações sobre a importância de cuidar da saúde dos olhos e procurar um oftalmologista regularmente. Aproveite o Abril Marrom para agendar uma consulta agora mesmo com nossos especialistas e cuidar da sua visão.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.