Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
set 08

Como relaxar os olhos?

O uso excessivo de telas, trabalhar por longos períodos realizando atividades repetitivas e condições climáticas inadequadas pedem pequenas pausas no dia para relaxar os olhos.

Essas atividades citadas anteriormente podem causar sensação de desconforto para diversas partes do corpo, inclusive para a visão. Algumas delas podem ser sanadas com pequenas ações que você mesmo pode fazer por você.

Nesse artigo vamos ensinar alguns exercícios para relaxar os olhos que podem aliviar alguns incômodos, assim como instruir você ao uso das telas com parcimônia. Continue a leitura e pratique sempre que puder.

Exercícios para relaxar os olhos

Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas é possível praticar exercícios de relaxamento para os olhos e oferecer um momento de alívio para esse órgão. Listamos abaixo algumas atividades simples e muito satisfatórias.

Piscar

Relaxe os músculos faciais e pisque suavemente sem fazer esforço por aproximadamente 20 vezes. Faça esses movimentos de abrir e fechar as pálpebras para estimular a circulação de sangue na região e lubrificar os olhos.

Massagear as órbitas

Feche os olhos e posicione suavemente os dedos indicadores na região das órbitas, massageie o local com movimentos circulares que vão desde a região abaixo das sobrancelhas até a altura do nariz.

Olhar em diversas direções

Fique com a cabeça parada em uma única posição e olhe para o local mais distante que puder, após isso movimente os olhos para cima, para baixo, para a direita e para a esquerda. Mantenha o olho em cada uma das direções por aproximadamente 3 segundos.

Mãos sobre os olhos

Sente-se em uma posição confortável e estabilize a cabeça. Feche os olhos e coloque as palmas das suas mãos sobre os olhos fechados, ocasionando em total escuridão. Mantenha-se nessa posição por 2 minutos, retire as mãos da face e abra delicadamente os olhos.

Focalizar

Fique em pé e estique os 2 braços na altura dos olhos, um dos braços mantenha esticado no maior comprimento que o braço permitir, o outro estique-o na metade do comprimento do outro braço. Posicione os dedos indicadores de ambas as mãos para cima e mantenha-se nessa posição. Focalize os olhos em um dos indicadores por 1 minuto e depois alterne para o outro indicador, repita isso por 5 vezes.

Dê um tempo das telas

Uma outra forma de relaxar os olhos é ficar um bom tempo longe das telas e da exposição de iluminação artificial.

Se você trabalha com computador, reserve pelo menos 5 minutos a cada 2 horas de utilização do equipamento para mudar o foco dos olhos e não encarar a tela da sua máquina.

Também aproveite os finais de semana e os dias de folga para ficar o máxima possível sem expor os olhos às telas de computadores, celulares, televisores e tablets.

Procure ajuda de um especialista

Nenhuma das dicas citadas acima substitui o acompanhamento e o diagnóstico de um médico oftalmologista, por isso, se notar desconfortos constantes e não conseguir relaxar os olhos procure imediatamente um profissional especialista.

Anote os sintomas, a recorrência e tente perceber o que desencadeia a vista cansada, dor de cabeça, ressecamento dos olhos e outros sintomas que você possa estar sentindo.

Esperamos que você consiga relaxar os olhos, pelo menos um pouco, com esses exercícios e que não deixe de procurar um oftalmologista caso o desconforto persista.

Caso queira agendar uma consulta com um de nossos profissionais em Bauru/SP, entre em contato com as nossas atendentes e selecione o melhor dia e horário para você.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.