Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
jun 29
vista cansada

Como aliviar os sintomas da vista cansada?

A vista cansada ocorre quando o processo de envelhecimento do olho afeta naturalmente a visão e os olhos ficam cansados, perdem o foco nos objetos e em alguns casos, pode proporcionar dor ao indivíduo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), cerca de 40 milhões de brasileiros possuem presbiopia, também conhecida como vista cansada. Para entender mais sobre a condição, o que é e como aliviar os sintomas da vista cansada, leia o nosso artigo completo.

 O que é vista cansada?

Também conhecida como presbiopia, a vista cansada acontece quando o processo de envelhecimento do olho afeta a visão. Esse problema aparece normalmente a partir dos 40 anos de idade.

Isso ocorre devido à perda de elasticidade da lente do olho, o cristalino, que acaba reduzindo a capacidade do foco. O resultado é uma imagem de objetos e paisagens borradas projetadas na retina.

Quais os sintomas?

Quem sofre com a vista cansada costuma sentir os seguintes sintomas:

  • fadiga ocular;
  • dor de cabeça;
  • dificuldade em enxergar em ambientes com pouca luz;
  • visão borrada para ler em distância normal;
  • dificuldade para enxergar letras pequenas;
  • olhos vermelhos e/ou secos ou lacrimejantes;
  • e fotofobia (aumento da sensibilidade à luz).

Como aliviar os sintomas da vista cansada?

Para aliviar os sintomas da vista cansada, é preciso identificar a causa por meio de uma consulta com oftalmologista, que poderá obter o diagnóstico e oferecer o tratamento adequado.

Confira algumas precauções simples que podem ser realizadas em conjunto com o tratamento a fim de aliviar os sintomas.

Faça pausas

Fazer pausas regulares, como ao dirigir, ler ou trabalhar em uma tela eletrônica pode aliviar os sintomas da vista cansada.

Enquanto estiver dirigindo, parar em um local seguro, sair do carro e tirar o foco da estrada é uma dica.

Para a utilização de telas ou leituras em longo tempo, é indicado realizar um descanso por 10 minutos a cada 1 hora de utilização, a fim de exigir menos dos olhos.

Evite esforço excessivo dos olhos

Estresse, falta de sono, óculos de grau desatualizados, ler sem pausas, longas horas em frente a telas e dirigir a noite são alguns fatores que acabam causando esforço excessivo dos olhos e, por isso, precisam de atenção.

Umedeça os olhos

Se concentrar demais em uma tarefa pode deixar os olhos secos, pois não piscamos com a frequência necessária. É importante lembrar-se de piscar as pálpebras e fechá-las completamente durante as atividades.

Além disso, a utilização de lágrimas artificiais (colírios), indicado pelo oftalmologista, pode ajudar a minimizar o problema quando os olhos estão secos.

Estas ações são essenciais para hidratar os olhos e prevenir o ressecamento, o cansaço, a vermelhidão, e coceira e a ardência por lubrificação insuficiente.

Procure ajuda médica

É importante consultar um oftalmologista de confiança ao perceber sinais desse problema, pois quanto mais cedo for identificado, mais fácil será tratá-lo.

Você possui sintomas de vista cansada? Se deseja agendar uma avaliação com a nossa equipe médica, entre em contato conosco.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.