jul 05
cirurgia ocular

As principais dúvidas sobre cirurgia ocular

Seja para tratar doenças, como catarata, descolamento de retina ou corrigir erros refrativos, a cirurgia ocular é uma alternativa segura e que pode melhorar a qualidade de vida de pacientes que possuem algum tipo de problema nos olhos.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o número de cirurgias de catarata dobrou nos últimos 10 anos. Com isso, também aumentou o número de pessoas com dúvidas sobre os procedimentos cirúrgicos.

Para sanar algumas dessas dúvidas, confira neste artigo quais são os tipos de cirurgia ocular e as principais dúvidas sobre esse procedimento.

Os principais tipos de cirurgia ocular

A cirurgia ocular abrange diferentes tipos de procedimentos em diferentes necessidades, confira os principais.

Cirurgias refrativas

Este é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo a mudança da refração dos olhos e consequentemente a correção da presbiopia, hipermetropia, astigmatismo e/ou miopia.

Cirurgia de glaucoma

Consiste na realização de uma fístula que comunica a câmara anterior com a região subconjuntival superior com o objetivo de reduzir a pressão intraocular.

Cirurgia de catarata

O médico oftalmologista realiza a inserção de lente intraocular para substituir o cristalino opacificado, permitindo a correção do grau do paciente.

Transplante de córnea

É um procedimento cirúrgico que substitui o centro de uma córnea doente por uma córnea saudável de um doador e tem como objetivo melhorar a visão ou corrigir perfurações oculares.

Cirurgia nas pálpebras

Um procedimento simples, em que se faz a remoção do excesso de pele e bolsa de gordura das pálpebras.

Cirurgia de retina

Quando um descolamento de retina acontece, ele pode ser tratado com técnicas cirúrgicas destinadas a pressionar a parede do globo ocular contra as rupturas, mantendo os tecidos juntos até que ocorra a cicatrização da região.

Cirurgia de estrabismo

O objetivo dessa cirurgia ocular é enfraquecer ou fortalecer os músculos, a fim de equilibrá-los novamente e auxiliar na melhora do quadro de estrabismo.

As principais dúvidas sobre cirurgia ocular

Para falar sobre as principais dúvidas sobre a cirurgia ocular, listamos abaixo as questões que nossos oftalmologistas mais ouvem em nosso hospital.

A cirurgia ocular dói?

Todos os procedimentos cirúrgicos oculares são realizados com anestesia local ou geral, o que evita dor e desconforto durante a cirurgia.

Os sintomas da cirurgia podem surgir apenas durante a fase de recuperação e são toleráveis, principalmente com o uso de medicamentos prescritos pelo oftalmologista.

O grau de refração pode retornar após a cirurgia?

Em geral, os erros refrativos corrigidos pela cirurgia não retornam. Em alguns casos de predisposição genética o problema pode continuar progredindo após a cirurgia.

Além disso, com o envelhecimento os olhos perdem a capacidade de focar, especialmente de perto, e isso também pode acontecer com pessoas que fizeram a cirurgia.

Os oftalmologistas normalmente preferem não realizar a cirurgia refrativa até que o paciente esteja fisicamente maduro, tenha estabilidade de grau por pelo menos um ano e reduza o risco dessa progressão.

A cirurgia ocular tem contraindicações?

Em geral, esse procedimento não é recomendado para o tratamento de doenças se houver outra opção menos invasiva. Além disso, a cirurgia ocular não é recomendada nos seguintes casos:

• pacientes que ainda estão em desenvolvimento físico;
  • pessoas que não possuem estabilidade de grau por pelo menos 1 ano;
  • características anatômicas da estrutura do olho que são contraindicadas para intervenção;
  • presença de infecções ou problemas que aumentam os riscos;
  • pessoas com olho seco;
  • e quem toma medicamentos que podem afetar os resultados.

Nosso hospital conta com os melhores e os mais atuais recursos tecnológicos para a realização de todo tipo de cirurgia ocular, com exames e procedimentos minuciosos e de acordo com cada particularidade de nossos pacientes.

Se você possui dúvidas se a cirurgia ocular é a melhor solução para o seu problema, entre em contato com a nossa equipe e agende uma avaliação.