Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
jun 15
coçar os olhos

Coçar os olhos: por que não fazer isso?

O hábito de coçar os olhos pode parecer inofensivo, mas as consequências podem ser muito graves, pois além de introduzir sujeira e microorganismos nos olhos, esfregá-los pode causar sérios problemas de visão.

A coceira pode ser provocada por diversos fatores, e por isso ela deve ser tratada com cuidado por um profissional da oftalmologia. Confira o por que isso acontece e algumas medidas de prevenção que podem ser tomadas para cuidar da saúde ocular.

Coçar os olhos: por que os olhos coçam?

A coceira nos olhos pode ser desencadeada por vários fatores, como doenças, o clima, infecções e até mesmo cansaço.

Na maioria dos casos, a coceira nos olhos é um sinal de alergia a poeira, mofo, fumaça, pólen ou pelos de animais que entram em contato com os olhos e causam uma inflamação ocular, resultando em sintomas como coceira, vermelhidão e inchaço.

Bactérias e vírus também podem causar infecções, como conjuntivite, além de a coceira poder indicar problemas com o funcionamento das glândulas que mantém a umidade nos olhos.

Riscos e complicações de coçar os olhos

Coçar os olhos pode comprometer algumas estruturas responsáveis por manter uma visão saudável e sem problemas. Confira alguns motivos e riscos que esse ato pode gerar para a saúde ocular

A irritação nos olhos é um dos primeiros efeitos

A curto prazo, coçar os olhos frequentemente pode gerar uma ardência no local, bem como uma sensação de irritação. Quando isso acontece, há o risco de deixar a área vermelha e até inchada.

Pode transferir bactérias para os olhos

A higienização das mãos é essencial em todos os momentos do dia para garantir a ausência de contaminação, pois ao coçar os olhos a sujeira passa para o órgão, que deve estar sempre livre desses tipos de ameaças.

Ceratocone

A área dos olhos é muito delicada e pode ser facilmente deformada. Essa fricção frequente do local favorece o aparecimento e agravamento do ceratocone, já que o trauma prolongado nos olhos fragiliza e rompe as fibras da córnea.

Pode causar aumento do grau 

Coçar a região dos olhos pode aumentar o grau de algum tipo de desvio de visão. Mesmo sem chegar ao extremo da perda de visão, como no caso do ceratocone, coçar essa área pode prejudicar a visão e reduzir a qualidade de vida, aumentando a necessidade de óculos e até mesmo de cirurgia.

Descolamento de retina

A longo prazo, a coceira excessiva e intensa pode levar ao descolamento de retina. O grande problema é que isso interfere na formação da visão e em alguns casos, o descolamento pode não ser totalmente reversível e em outros requer intervenção cirúrgica.

Coçar os olhos: como evitar?

A melhor solução para esse problema é a prevenção. Isso inclui:

  • Evitar ambientes com alta concentração de poeira e outros fatores que podem gerar alergia.
  • Ao utilizar algum tipo de medicação, é indicado ler a bula para o caso de olho seco ser um dos efeitos colaterais do remédio e se necessário avaliar com o médico oftalmologista um colírio lubrificante.
  • Evitar o contato das mãos com os olhos, pois elas carregam grandes quantidades de sujeira.

 

Agora que você sabe como o ato de coçar os olhos pode ser ruim para a saúde, é importante ficar atento aos sintomas e tomar as medidas preventivas.

Se você deseja saber mais sobre problemas que causam coceira nos olhos ou sofre com essa condição, entre em contato com a nossa equipe especializada.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.