abr 10
exames de vista

Saiba quais são os principais exames de vista

A visão é um dos sentidos mais importantes do corpo humano e, por isso, é fundamental cuidar dela regularmente. Para isso, é preciso realizar exames de vista periodicamente, a fim de identificar possíveis problemas oculares antes que eles se tornem mais graves.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope, atribuída pela Alcon com apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), aponta que 34% da população brasileira adulta nunca foi ao oftalmologista o que é um grande risco para prevenção de doenças que pode ser realizada por meio de exames simples.

Por isso, saiba quais são os principais exames de vista necessários que você precisa para manter a sua visão saudável e em pleno funcionamento.

Quando devo realizar exames de vista?

É importante realizar consultas com o oftalmologista frequentemente, mantendo os exames atualizados.

O mais indicado é realizá-los pelo menos uma vez ao ano, principalmente para quem já possui alguma condição ocular ou mais de 40 anos.

Sendo assim, existem alguns sintomas que precisam ser observados, já que podem indicar problemas oculares futuros:

– dor nos olhos e vista cansada;

– dor de cabeça constante;

– visão dupla ou embaçada;

– fotofobia;

– olhos desalinhados;

– excesso ou falta de lacrimação;

– dificuldade para enxergar objetivos a distância ou de perto;

– falta de nitidez;

– e manchas brancas ao redor de luzes.

Os principais exames de vista

Teste do olhinho

O Teste do Reflexo Vermelho (TRV) ou mais conhecido como teste do olhinho é um exame realizado nos recém-nascidos ainda na maternidade para avaliar as estruturas do olho, garantindo que estão corretamente desenvolvidas.

O teste é rápido, indolor e não invasivo, com grande importância para a prevenção de doenças de anomalias oculares, como catarata congênita, retinoblastoma, glaucoma congênito, entre outras condições.

Avaliação externa

A avaliação externa é uma parte importante do exame oftalmológico, na qual o médico avalia as estruturas externas do olho, como as pálpebras, a conjuntiva, a esclera e a córnea.

Durante o exame, o oftalmologista examina visualmente, procurando por sinais de inflamação, infecção, lesões ou outras anormalidades.

Exame de refração

O exame de refração é um procedimento oftalmológico que determina o grau de correção visual necessária para o paciente. Ele realiza e avalia a acuidade visual, retinoscopia, teste de lentes e teste de visão binocular.

Com base nos resultados, o profissional prescreve a lente corretiva necessária.

Além disso, é altamente recomendado que o exame de refração seja feito regularmente.

Exame de fundo de olho

O exame de fundo de olho, também conhecido como oftalmoscopia, é uma avaliação oftalmológica que examina as estruturas internas do olho, incluindo a retina, o nervo óptico e os vasos sanguíneos.

Durante o exame, o profissional usa um oftalmoscópio para visualizar o fundo do olho, sendo rápido, indolor e não invasivo.

É importante realizar o exame regularmente para detectar problemas de visão precocemente e prevenir possíveis complicações. Em alguns casos, é necessário dilatar as pupilas para facilitar a visualização das estruturas internas do olho.

Teste ortóptico

O teste ortóptico, também chamado de exame de motilidade ocular, avalia a capacidade dos olhos de trabalharem juntos. Durante o teste, o paciente é solicitado a realizar uma série de movimentos oculares, como seguir um objeto com os olhos ou alternar rapidamente o foco de um objeto para outro.

Nele, é avaliada a capacidade do paciente de realizar esses movimentos com precisão e coordenação. É importante realizar o teste ortóptico em crianças e adultos que apresentam problemas de visão, como estrabismo ou diplopia, para avaliar a necessidade de tratamento e prevenir possíveis complicações.

Em nosso hospital, contamos com oftalmologistas especializados em diversas áreas, oferecendo tratamento ocular de excelência com equipamento de alta tecnologia. Caso queira realizar uma avaliação e exames de vista, basta entrar em contato conosco.