abr 25
cirurgia de catarata

Quais são os cuidados pós-operatórios da cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata é um procedimento muito comum, mas que requer cuidados especiais no pós-operatório para garantir uma recuperação adequada.

De acordo com uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dentre os 56,1 milhões de brasileiros com 50 anos ou mais, cerca de 14 milhões, ou seja, 25% desse grupo, são afetados pela catarata.

Neste artigo, abordaremos os principais cuidados que devem ser tomados após a cirurgia de catarata para uma recuperação segura e eficiente.

Como funciona a cirurgia de catarata?

A catarata é uma condição ocular caracterizada pela perda da opacidade do cristalino, a lente natural do olho.

A cirurgia de catarata é um procedimento simples e seguro, que consiste na remoção da lente opaca e na substituição por uma lente artificial.

Em nosso hospital, a técnica atualmente utilizada é a de facoemulsificação, que desenvolve a remoção da catarata.

É colocada uma lente dobrável por meio de uma microincisão de aproximadamente 2 milímetros, essa lente pode ser monofocal ou multifocal, varia conforme o caso do paciente, mas dispensa a utilização de sutura.

Após a cirurgia de catarata, o paciente não precisa utilizar o tampão, apenas colírio específico.

Com as lentes intraoculares, é possível corrigir problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo, de acordo com a correção necessária para a visão do paciente.

Quais são os cuidados pós-operatórios da cirurgia de catarata?

Utilizar os medicamentos prescritos pelo médico

Seguir rigorosamente todas as instruções do médico em relação ao uso de colírios e pomadas é importante para prevenir infecções e controlar a inflamação.

Evitar atividades físicas intensas

É recomendado evitar atividades intensas e esforços físicos por alguns dias após a cirurgia para minimizar o risco de lesões ou o aumento da pressão intraocular.

Evitar tocar ou coçar os olhos

O paciente deve evitar tocar ou esfregar os olhos após a cirurgia para prevenir infecções e evitar danos aos tecidos oculares em recuperação.

Usar óculos de sol

O uso de óculos escuros ajuda a proteger os olhos de agentes externos, como poeira, sujeira, vento e luz solar, que podem causar irritação e comprometer a recuperação.

Evitar ambientes com muitas pessoas

Lugares com muitas pessoas, como shoppings e cinemas, podem ter um risco maior de contaminação por vírus e bactérias, e devem ser evitados durante as primeiras semanas após a cirurgia.

Não dirigir no dia da cirurgia

É importante ter um acompanhante para voltar para casa após a cirurgia, pois não é indicado dirigir por um período de pelo menos 24 horas.

Comparecer às consultas de acompanhamento

Realizar o acompanhamento com o profissional conforme as orientações é imprescindível para avaliar a recuperação e ajustar o tratamento, se necessário.

Além desses pontos, alguns outros cuidados também são necessários, como:

• tenha cuidado redobrado com a higiene para evitar infecções;
  • evite inclinar-se nos primeiros momentos após o procedimento;
  • evite se deitar do lado do olho operado por alguns dias;
  • dar atenção total aos medicamentos e colírios prescritos pelo médico;
  • e ter cuidado com os animais de estimação, tanto com a higiene das mãos após tocá-los quanto com os pelos nos olhos.

Se você está sofrendo de catarata, consulte um oftalmologista para avaliar a necessidade de cirurgia e conhecer mais detalhes sobre o procedimento. Se desejar marcar uma avaliação com a nossa equipe especializada, entre em contato.