A reabilitação visual é de extrema importância para melhorar a qualidade de vida de pessoas que possuem algumas deficiências visuais.
Ela pode ajudar a melhorar a capacidade de leitura, escrita, trabalho, estudo, locomoção e de diversas outras atividades.
Neste artigo, abordaremos o que é reabilitação visual e qual a sua importância para pessoas que possuem doenças oculares. Boa leitura!
O que é reabilitação visual?
O Relatório Mundial sobre a Deficiência, publicado pela Organização Mundial da Saúde define a reabilitação como um conjunto de medidas que ajudam pessoas com deficiências ou prestes a adquirir deficiências a terem e manterem uma funcionalidade ideal na interação com seu ambiente.
Ela se trata de um processo terapêutico que visa melhorar ou restaurar a visão de uma pessoa que sofre de uma deficiência visual.
O objetivo é maximizar a utilização da visão remanescente após uma perda visual, tornar a adaptação de recursos ópticos e não ópticos mais fácil e auxiliar o paciente a se ajustar à realidade da deficiência visual.
Isso é feito por meio de um conjunto de técnicas, exercícios e estratégias terapêuticas personalizadas cujo objetivo é melhorar a capacidade visual do paciente e ajudá-lo a alcançar uma melhor qualidade de vida.
Essa reabilitação é realizada por uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, incluindo o oftalmologista, que cuida de pacientes que sofrem com a redução da função da visão.
O tratamento pode incluir o uso de dispositivos de assistência visual, exercícios de treinamento visual, terapia ocupacional e outras técnicas personalizadas para cada paciente.
O que a reabilitação visual trata?
É possível melhorar a visão e diminuir os sintomas com a reabilitação visual, que pode ser usada para tratar uma ampla variedade de problemas, incluindo:
– transtorno da visão binocular, que é a incapacidade de usar os olhos simultaneamente;
– estrabismo;
– nistagmo, que se trata de movimentos rápidos e involuntários do globo ocular;
– insuficiência na convergência e divergência da visão, que é um problema comum de coordenação dos músculos oculares que ocorre quando os olhos não trabalham juntos enquanto a pessoa tenta se concentrar em um objeto próximo;
– ambliopia, se trata de baixa acuidade visual;
– e diplopia ou também conhecida como visão dupla.
Esses problemas podem ser causados por várias condições, como lesões traumáticas, distúrbios neurológicos, doenças oculares, diabete, glaucoma, catarata e entre outros.
Qual o papel do oftalmologista na reabilitação visual?
O oftalmologista desempenha um papel fundamental na reabilitação visual, pois é o profissional responsável por avaliar a saúde ocular e identificar a causa da deficiência.
O diagnóstico é feito por meio do teste ortóptico em que o profissional verifica o alinhamento ou desvio ocular e acompanha alterações da musculatura dos olhos.
Assim, é definido um programa terapêutico individualizado a fim de restabelecer as anomalias do movimento ocular.
Durante esse processo, o oftalmologista pode realizar acompanhamento e avaliações regulares para monitorar a evolução do paciente, fazendo os ajustes no tratamento, se necessário.
Em nosso hospital, oferecemos o suporte, tratamento ocular de excelência na reabilitação visual com um atendimento próximo e equipamentos de última geração.
Se desejar marcar uma avaliação com a nossa equipe especializada, entre em contato conosco.