A utilização de técnicas a laser em procedimentos oftalmológicos revolucionou a medicina, trazendo transformações significativas para a vida de muitas pessoas.
Essas técnicas permitem que cirurgias oculares, que requerem precisão milimétrica, sejam realizadas com maior segurança e eficácia.
Segundos os dados da empresa Market Scope, em 2018 foram realizadas no Brasil aproximadamente 158 mil cirurgias de correção visual a laser.
Nesse artigo, conheça qual a função, quais as principais e a importância do uso de laser para o tratamento ocular.
Qual a função do laser na oftalmologia?
O laser na oftalmologia é utilizado em diversas áreas, incluindo o tratamento de condições oculares como o glaucoma, retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade e algumas doenças da córnea.
Ele também pode ser usado para correções refrativas, como a cirurgia a laser para correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Existem diversos tipos de laser com características distintas, como cor, intensidade energética e ritmo de emissão, dependendo da fonte geradora, sendo líquida, gasosa, cristal, semicondutor, entre outras.
Essa ferramenta é versátil e eficaz, além de desempenhar um papel fundamental no campo da oftalmologia, ajudando a preservar a visão e melhorar a qualidade de vida.
Uma das principais vantagens é que o olho possui várias estruturas transparentes que permitem a passagem de luz e de raio laser. Isso nos permite alcançar estruturas internas do olho sem a necessidade de realizar cortes invasivos.
A importância do uso de laser para o tratamento ocular
O uso de laser no tratamento ocular desempenha um papel crucial na saúde visual. Ele oferece uma abordagem precisa e não invasiva para tratar uma variedade de condições oculares.
Sua importância reside na sua capacidade de proporcionar resultados positivos, minimizando os riscos e acelerando a recuperação.
Principais tratamentos oculares a laser
A seguir, apresentamos os principais procedimentos a laser utilizados nos tratamentos oculares, todos disponíveis em nosso hospital e realizados por nossos especialistas médicos.
Fotocoagulação a laser
É um procedimento utilizado no tratamento de diversas doenças que acometem os vasos sanguíneos do olho localizados na retina.
O laser emite um intenso feixe de luz sobre as células do epitélio pigmentar da retina, convertido em energia térmica, aumentando a temperatura do local onde é aplicado.
A abrasão tecidual causa desnaturação de proteínas, com consequente coagulação e formação de tecido de cicatrização.
A Fotocoagulação a laser é utilizada no tratamento de diversas doenças da retina como, retinopatia diabética, glaucoma e degeneração maculada relacionada à idade.
Cirurgia refrativa a laser
A cirurgia refrativa é realizada por meio de um equipamento o qual age sobre a superfície anterior da córnea, alterando sua curvatura.
Existem diferentes técnicas com uso do laser: PRK (aplicação superficial) e LASIK (aplicação mais profunda após a confecção de uma lamela na córnea).
Por meio dessa cirurgia, é possível corrigir ametropias como miopia, astigmatismo e hipermetropia, possibilitando a independência dos óculos.
Capsulotomia Yag Laser
Esse é um tratamento indicado para opacidade capsular após cirurgia de catarata.
Em alguns casos após a cirurgia de catarata, uma estrutura ocular chamada capsula posterior, local onde a lente intraocular fica apoiada, sofre opacificação com consequente piora da visão. O processo de aplicação do laser elimina tal opacidade, reestabelecendo a visão.
Agora que você já conhece a importância do uso de laser para o tratamento ocular, não deixe de marcar a sua avaliação com os nossos profissionais especializados.