jun 15

Você já ouviu falar da tuberculose ocular?

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria, mas o que muitos não sabem é que ela também pode afetar outros órgãos, incluindo os olhos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a ocorrência de tuberculose ocular acontece em cerca de 1% a 2% dos casos que afetam outros órgãos além dos pulmões.

Se você já ouviu falar da tuberculose ocular ou não, neste artigo explicaremos sobre os seus sintomas, o diagnóstico, os tratamentos e qual a forma de prevenção. Boa leitura!

O que é a tuberculose ocular?

A tuberculose ocular é uma doença infecciosa provocada pela Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como Bacilo de Koch.

Embora o pulmão seja o órgão mais frequentemente afetado, o bacilo pode se espalhar e atingir outros órgãos, incluindo os olhos.

A infecção ocular causada pela tuberculose é comumente referida como uveíte tuberculosa, pois resulta em inflamação nas estruturas da úvea ocular e causar uma série de sintomas e problemas.

Essa infecção pode ocorrer de duas maneiras principais: através da corrente sanguínea a partir de uma infecção pulmonar ativa, onde os bacilos são transportados para os olhos, ou através da contaminação direta do olho por contato com um indivíduo infectado.

Os sintomas da tuberculose ocular

A tuberculose ocular pode afetar diferentes partes do olho, incluindo a conjuntiva, a córnea, a retina e a úvea.

Os sintomas podem variar, mas geralmente incluem:

– vermelhidão nos olhos;

– dores;

– sensibilidade à luz;

– visão embaçada;

– dores de cabeça;

– lacrimejamento;

– pupilas de tamanhos diferentes;

– sensação de queimação nos olhos;

– e em casos graves, perda de visão.

Entre as complicações relacionadas a essa condição, pode ocorrer o descolamento da retina, edema macular, glaucoma, catarata e hemorragia vítrea. Apesar de ser raro, também existe a possibilidade de causar a esclerite nodular unilateral.

O diagnóstico

Devido à possibilidade de apresentar sintomas semelhantes a outras doenças, o diagnóstico da tuberculose ocular nem sempre é simples.

Por isso, o diagnóstico é baseado no histórico clínico do paciente e em exames especializados específicos para detectar a doença.

No entanto, o oftalmologista pode solicitar uma análise laboratorial do líquido ocular para confirmar a presença da bactéria Mycobacterium tuberculosis.

Quais os principais tratamentos para esse problema?

O tratamento envolve a utilização de antibióticos, e em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos específicos para o tratamento das complicações oculares causadas pela infecção, como corticosteroides ou agentes anti-inflamatórios.

Esse pode ser um tratamento prolongado, com duração que pode variar de alguns meses a um ano, dependendo da gravidade da infecção.

Durante o tratamento, é importante realizar um acompanhamento médico regular para monitorar a resposta ao tratamento e avaliar a progressão da doença ocular.

A prevenção da tuberculose ocular

A prevenção da tuberculose ocular está diretamente relacionada à prevenção da tuberculose em geral. Algumas medidas importantes incluem:

– Vacinação: a vacina BCG oferece proteção contra a tuberculose, incluindo a forma ocular. É recomendada especialmente para crianças em áreas de alta prevalência da doença.

– Boas práticas de higiene: lavar as mãos regularmente com água e sabão, especialmente após entrar em contato com pessoas doentes e evitar tocar os olhos com as mãos sujas também,

– Evitar o contato próximo com pessoas infectadas: a tuberculose é transmitida principalmente por meio de gotículas respiratórias de pessoas infectadas, por isso a importância de evitar compartilhar objetos pessoais com doentes.

– Ambientes bem ventilados: manter os ambientes arejados e com boa ventilação ajuda a reduzir o risco de exposição à bactéria.

É importante buscar atendimento médico assim que surgirem sintomas oculares suspeitos de tuberculose. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar complicações e preservar a saúde ocular.

Se você deseja tirar dúvidas, identificou algum sintoma ou deseja realizar uma consulta preventiva, entre em contato com a nossa equipe.