Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
fev 21
cirurgia de catarata

Qual é o momento certo para fazer cirurgia de catarata?

A catarata é uma das doenças oftalmológicas mais comuns e para tratá-la é preciso realizar a cirurgia de catarata, procedimento em que é realizada a inserção de lente intraocular para substituir o cristalino opacificado.

A doença tem como característica a distorção de imagem e até mesmo a cegueira em casos mais graves, por isso é necessário ser diagnosticada e tratada com o médico oftalmologista.

Sabendo disso, após o diagnóstico da doença, qual é o momento certo para fazer cirurgia de catarata?

O que é a catarata?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a doença não acomete apenas os idosos, as crianças podem nascer com catarata congênita, por exemplo.

A catarata é o processo de opacificação do cristalino, a lente natural dos olhos que está atrás da íris.

Essa lente em sua forma saudável é clara e transparente, e com o surgimento da catarata ela passa a ficar opaca e dificulta a passagem dos raios luminosos que formam as imagens no fundo do olho.

Mas, afinal qual é o momento de fazer a cirurgia de catarata?

Para o tratamento da catarata não existe tratamento clínico, apenas cirúrgico. Portanto, a partir do momento em que a visão começa a prejudicar a qualidade de vida, a cirurgia é indicada pelo médico oftalmologista.

Antigamente, a técnica de cirurgia de catarata não era tão avançada e exigia a retirada do cristalino apenas quando a parte central estava rígida, dessa forma, era preciso esperar o desenvolvimento da doença.

Já nos dias atuais, as técnicas são mais modernas e a cirurgia de catarata deve ser realizada o quanto antes para não comprometer o bem-estar do indivíduo. Sendo assim, não é necessário esperar a opacificação completa, além de não ser recomendada por especialistas.

Avalie as suas condições de saúde

Normalmente, não é necessário realizar exames laboratoriais específicos antes da cirurgia ocular de catarata, mas é importante estar atento a certas condições crônicas.

Para a realização do procedimento é preciso controlar os sintomas dessas doenças. Uma pessoa com hipertensão, por exemplo, deve controlar o quadro para evitar o aumento da tensão arterial durante o procedimento.

Fale com um especialista sobre o procedimento

O mais importante na hora de decidir quando operar é conversar com o médico oftalmologista de sua confiança, ele saberá determinar o momento correto de realizar a cirurgia avaliando o seu caso em específico.

Pensando nisso, as consultas de rotina são muito relevantes para o diagnóstico e o acompanhamento do caso. Assim, a decisão sobre o procedimento e o tipo de lente a ser implantada será individual e de acordo com as especificações de cada paciente.

Agora que você já sabe que a cirurgia de catarata deve ser feita o mais breve possível quanto diagnosticada, entre em contato e agende uma visita para conversar com um de nossos oftalmologistas especialistas, que irá orientar e pensar no melhor para sua qualidade de vida.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.