jul 19
Neurite óptica

O que é neurite óptica?

A neurite óptica é a patologia que causa a inflamação do nervo óptico e atrapalha a transmissão das informações captadas pelo olho para o cérebro.

Também chamada de neurite retrobulbar, a doença pode provocar perda total e/ou parcial da visão em um ou nos dois olhos, especialmente em pessoas de 20 a 45 anos de idade.

A neurite óptica é uma manifestação da esclerose múltipla, mas também pode ser provocada por outras condições. Para conhecer um pouco mais sobre esse problema de visão, continue a leitura.

Neurite óptica: o que é?

É uma inflamação causada no nervo óptico pela perda da bainha de mielina, camada que reveste a região. Essa inflamação é muito preocupante porque pode acarretar em perda parcial ou total da visão por alguns períodos.

Quais são os sintomas da neurite óptica?

Entre os principais sintomas da doença oftálmica estão:

• dor ocular que se intensifica ao fazer movimentos com os olhos;
  • dificuldade e/ou perda da capacidade de distinguir cores nos objetos;
  • e perda da visão de forma parcial ou total em um ou nos dois olhos, a perda costuma ser temporária, mas pode deixar sequelas a longo prazo.

Quais são as causas?

Em muitos casos não é possível detectar a causa da neurite óptica, sendo ela chamada de “neurite óptica idiopática”. Porém, o problema costuma ser causado pelos seguintes fatores:

Quais são os tratamentos para neurite óptica?

Em grande parte dos casos, assim como a doença surge, ela também desaparece sem a necessidade de um tratamento em específico. Dessa forma os sinais e sintomas melhoram sem intervenções médicas.

Mas também existem casos em que os médicos, oftalmologista e neurologista, avaliam ser necessárias a utilização de medicamentos corticoides para a diminuição da inflamação do nervo óptico ou a realização de procedimento cirúrgico para descomprimir o nervo, em casos de tumores.

Em muitas situações a recuperação é completa, mas é possível que surjam sequelas em alguns indivíduos, como alteração do campo visual, dificuldade em diferenciar cores e sensibilidade à luz, por exemplo.

Como se diagnostica neurite óptica?

O diagnóstico da doença é feito exclusivamente pelo médico oftalmologista com a realização de exames que avaliam a visão e a condição do olho.

Entre os testes feitos estão campimetria visual, avaliação de fundo de olho, reflexos pupilares e potencial evocado visual. Para alguns pacientes também poderá ser solicitado o exame de ressonância magnética para identificação de anormalidades cerebrais.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido valiosos para você, mas alertamos que a leitura de artigos não substitui a precisão das informações passadas por um profissional da saúde, por isso, se você acredita que está ou suspeita que alguém esteja com neurite óptica, procure imediatamente um médico oftalmologista de sua confiança.

A neurite óptica é uma doença oftálmica que merece cuidado e atenção, se desejar falar mais sobre esse assunto e ter informações detalhadas, entre em contato com as nossas atendentes e agende sua consulta.