Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
mar 24

Oftalmologia: mitos e verdades

Será mesmo que comer formiga faz bem para os olhos? Além dessa, existem muitas outras crendices disseminadas na oftalmologia que, as vezes, é difícil até saber o que é verdade e o que é mentira, não é mesmo?

Nesse artigo separamos alguns dos mitos e das verdades mais populares quando falamos em saúde dos olhos para que você saiba como cuidar da sua visão adequadamente e para que também possa tirar aquela dúvida da cabeça.

Comer formiga faz bem para a visão?

A tradicional afirmação muito ouvida na infância é um MITO. Não existe nenhuma comprovação científica de que se alimentar de formigas traz algum benefício para os olhos.

A falácia se popularizou para evitar que as pessoas parassem de comer alimentos que receberam a visita de formigas, trata-se de uma solução pedagógica que foi ganhando corpo com o passar dos anos e até hoje pode ser ouvida por aí.

Ler no escuro prejudica a visão?

MITO. A leitura em ambiente com pouca luz não prejudica a visão, apenas causa um desconforto para os olhos.

Com a falta de luminosidade é normal o indivíduo precisar se esforçar mais para conseguir enxergar as palavras, com isso a leitura fica lenta e pode reduzir o interesse.

Faz mal usar o óculos de outra pessoa?

VERDADE. Utilizar óculos de grau de outra pessoa pode causar fadiga ocular, tontura e dores de cabeça.

As lentes corretivas são feitas sob medida para cada indivíduo, levando em consideração o tipo de problema de visão, especificidades sobre eixo do rosto, entre outras. Quando alguém sente dificuldade para enxergar, não deve fazer uso de um óculos que não foi minuciosamente indicado para a patologia.

Anel quente ajuda a melhorar o terçol?

Essa é uma crença popular que pode causar sérios danos para a saúde, trata-se de um MITO.

Por ser indicado, em alguns casos, a utilização de compressas quentes, surgiu a história que ao utilizar metais quentes na região atingida pelo terçol traria melhora rápida para a doença, isso não é verdade e pode ser extremamente perigoso.

Assistir TV muito próximo a tela prejudica a visão?

Ficar muito próximo a televisão não prejudica a visão, isso é um MITO. O que pode acontecer se a situação for muito recorrente, é o aparecimento de dores de cabeça no indivíduo.

Quando alguém precisa ficar muito próximo a TV para enxergar, pode ser que haja algum problema de visão, por isso, o indicado é procurar um médico oftalmologista de confiança para investigar a causa.

Olhar direto para o sol pode causar cegueira?

Sim, isso é VERDADE. Os raios ultravioletas emitidos pela luz solar são muito prejudiciais para a saúde dos olhos. Eles podem causar queimaduras e lesões na retina e no cristalino, desencadeando até a catarata.

Em todas as fases da vida, ao ficar muito exposto ao sol é necessário a utilização de óculos solar com fatores UVA e UVB que garantam um conforto para os olhos e protejam dos raios ultravioletas.

Comer cenoura é bom para os olhos?

VERDADE. A cenoura é um alimento rico em vitamina A e luteína, antioxidantes que protegem os olhos e auxiliam na visão noturna.

O consumo do alimento pode auxiliar na proteção do órgão e beneficiar no bom funcionamento da visão. Além da cenoura, recomenda-se também manter uma alimentação balanceada e saudável, afim de manter todo o corpo em plena saúde.

Diabetes pode causar cegueira?

Infelizmente, isso é VERDADE. A alta taxa de glicemia pode comprometer a saúde dos olhos e ocasionar em retinopatia diabética, uma doença que pode causar a perda total da visão.

Pessoas com diabetes são aconselhadas a manter consultas periódicas ao médico oftalmologista para que seja realizado um acompanhamento muito próximo.

Ler com carro em movimento descola a retina?

Isso é MITO. Não há nenhum tipo de relação em realizar a leitura com o carro em movimento e essa patologia.

O que pode acontecer em alguns casos, é ao ler com o carro andando, o indivíduo sentir desconforto e até náusea. Se isso acontecer, basta interromper a leitura enquanto o carro estiver em movimento.

Esses são os principais mitos e verdades falados por aí no âmbito da oftalmologia. Esperamos que esse conteúdo tenha sido interessante e esclarecido alguma dúvida. Se quiser continuar lendo informações interessantes sobre a saúde dos olhos, siga o nosso Facebook e Instagram e não perca nenhum conteúdo.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *