Rua Treze de Maio, 22-50, Bauru-SP   (14) 3234-7745   contato@visaohospital.com.br
Blog
abr 12

Abril marrom: mês de prevenção e combate à cegueira

Para auxiliar na prevenção, conscientização e estímulo ao combate à cegueira foi instaurada a campanha abril marrom.

Muito difundida no meio oftalmológico desde 2016, ano em que foi criada, a campanha é marcada por ações de estímulo ao cuidado com a saúde dos olhos.

Esse ano, no abril marrom, não queremos somente escrever sobre as doenças que podem causar cegueira, mas queremos trazer como a perda da visão pode ser prevenida com cuidados básicos. Para isso, continue a leitura!

Evite o cigarro

O cigarro, definitivamente, não é nada benéfico para a saúde em geral.

Quando pensamos nos olhos, o hábito de fumar pode acarretar em degeneração macular relacionada à idade e aumentar a probabilidade do surgimento de catarata. Ambos os distúrbios podem levar a perda total da visão.

Não abuse do álcool

O consumo exagerado de álcool também pode trazer problemas para os olhos. Em alguns casos de alcoolismo, o indivíduo pode estar suscetível à danos no nervo óptico e até ao glaucoma.

O glaucoma é um dos problemas de visão que também pode levar a quadros de cegueira.

Mantenha uma alimentação balanceada

Adotar uma alimentação saudável e balanceada só apresenta benefícios para as pessoas, inclusive para a visão.

Ter na dieta produtos com carotenoide, zinco, vitaminas A e D, ômega 3 e ácidos graxos é uma ótima prática para quem quer preservar o bom funcionamento dos olhos.

Utilize óculos de sol

A exposição em excesso ao sol, especialmente sem a proteção de óculos solar com lentes UVA e UVB, pode originar problemas seríssimos.

Sempre que estiver ao ar livre, utilize o objeto de proteção, especialmente quando precisar ficar muito tempo exposto aos raios solares.

Isso evitará o envelhecimento precoce da pele em volta dos olhos, garantirá maior conforto visual, melhorará a nitidez do que se enxerga e protegerá os olhos contra os efeitos nocivos do sol.

Lembre-se que nos dias nublados também existe a presença de raios ultravioleta.

Cuidado com os acidentes de trabalho e domésticos

Os pequenos acidentes domésticos e os acidentes de trabalho também podem ser muito perigosos para o funcionamento normal da visão.

Sempre que precisar praticar qualquer atividade que levante alguma possibilidade de malefício para os olhos, encontre uma forma de se proteger.

Em casa, tome muito cuidado com produtos químicos, com fogo, com objetos pontiagudos e com a quina dos móveis. No trabalho, sempre utilize os equipamentos de segurança individual necessários para a sua função.

Abril marrom: evite a automedicação

Em nenhuma hipótese a automedicação é indicada. Isso porque, somente um médico está apto a analisar todas as condições de sua saúde e as variáveis que a envolve.

Mesmo quando achar que está com um pequeno problema e que o “remédio X” pode ser a solução, consulte um profissional médico de sua confiança para ter uma orientação.

A automedicação também pode ser extremamente perigosa para a sua visão.

Mantenha boas taxas de glicose do sangue e pressão arterial

As altas taxas de glicose no sangue e até de pressão arterial podem ocasionar em retinopatia diabética. Essa doença também pode levar a cegueira e é uma das principais causas da perda de visão no Brasil.

Para realizar o controle dessas taxas, é necessário realizar exames periódicos e sempre ficar em alerta a qualquer anormalidade que o corpo possa vir a apresentar.

Tenha um calendário de consultas oftalmológicas

Uma das melhores dicas de prevenção é esta. Tenha como um aliado um médico oftalmologista de confiança. Assim você sempre será acompanhada por um profissional extremamente capacitado a perceber os sinais anormais da saúde dos seus olhos.

Se você for saudável, a recomendação de consultas oftalmológicas é uma vez por ano, mas se possuir qualquer tipo de anormalidade, o ideal é conversar com o seu médico sobre a periodização.

O abril marrom existe para que nunca seja esquecido que a prevenção sempre será a melhor solução, inclusive no combate a cegueira. Se faz muito tempo que você não é avaliado por um oftalmologista, aproveite a data e agende uma consulta agora mesmo.

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.