jun 04
Visão com raios luminosos

Visão com raios luminosos: o que pode ser?

Em ocasiões diversas da vida, quem já esfregou os olhos com força ou levantou rapidamente experimentou provavelmente a sensação da visão com raios luminosos.

Esses flashes de luz, que também podem ocorrer com os olhos fechados, são conhecidos como fotopsia e podem indicar sintoma de algum tipo de patologia.

Porém, seria a visão com raios luminosos motivo de preocupação? Neste artigo, você entenderá o que pode ser e quais as suas causas.

Entenda o que pode ser a visão com raios luminosos

O que chamamos popularmente de visão com raios luminosos é, tecnicamente, conhecida como fotopsia ou fosfenos oculares.

A visão com raios luminosos ocorre quando o vítreo, um fluido gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, ativando os fotorreceptores e resultando na sensação de flashes.

Pessoas com retina mais fina, nível elevado de miopia ou que sofreram algum tipo de trauma ocular têm maior predisposição para que o gel venha tracionar a retina.

Geralmente, o vítreo possui uma textura espessa e transparente, movendo-se de forma harmônica com os olhos e a cabeça. No entanto, com o tempo, ele se torna cada vez mais liquefeito, balançando dentro do globo ocular.

Quais são as causas da fotopsia?

Diversos fatores podem causar fotopsia. Alguns são simples e não exigem grandes cuidados, enquanto outros são considerados emergências e requerem consultas imediatas ao oftalmologista. Confira.

Enxaqueca com aura

A enxaqueca com aura é uma condição neurológica caracterizada por dores de cabeça intensas acompanhadas por flashes de luz na visão. A aura, que se refere a essas sensações visuais ou sensoriais, pode durar de alguns minutos a várias horas. Esses pontos luminosos podem surgir em um ou ambos os olhos.

Patologias

Em situações mais graves, a fotopsia pode estar associada a problemas oculares, como inflamações no nervo óptico ou condições neurológicas.

Outro distúrbio frequentemente relacionado aos raios luminosos é o descolamento de retina. A retina não possui fixação própria, sendo mantida no lugar por diversos fatores, incluindo sua relação com o vítreo.

Assim, uma das causas desse descolamento é a tração do vítreo sobre a retina, que pode causar rupturas devido a mudanças no vítreo com o passar dos anos.

Tratamentos

Quando a fotopsia não está associada a algum problema ocular, geralmente, os pacientes não necessitam de tratamento. Entretanto, essa situação muda se os pontos luminosos são sintomas de alguma doença.

Em casos de enxaqueca com aura, medicamentos para controlar as crises de dor de cabeça geralmente são suficientes para reduzir os episódios de visão com raios luminosos. Se essas enxaquecas forem mais intensas e frequentes, o médico precisará investigar mais a fundo o quadro para entender a causa do problema.

Pacientes com descolamento de retina podem precisar de tratamento oftalmológico apropriado, que pode incluir, em alguns casos, cirurgia a laser para corrigir o problema. Portanto, identificar as causas por trás desses pontos luminosos é crucial.

Não hesite em procurar um oftalmologista se você notar:

• mancha cinza cobrindo sua visão;
  • aumento significativo nos raios luminosos;
  • e uma sombra escura na visão periférica.

Embora a visão com raios luminosos com os olhos fechados não seja considerada um problema grave, eles podem ser sintomas de alguma patologia.

Por isso, a consulta ao oftalmologista é essencial para esclarecer dúvidas e identificar possíveis causas. Entre em contato com a nossa equipe capacitada para tirar dúvidas e realizar uma avaliação.