maio 22
plástica ocular

Plástica ocular: tudo o que você precisa saber

Você já deve ter escutado a famosa frase que os olhos são o espelho da alma e que, por meio deles, é possível transmitir emoções.

Porém, com o passar dos anos, a delicada pele que recobre os olhos, as pálpebras podem sofrer com o efeito do tempo e apresentar flacidez, inchaço, marcas de expressão e outras condições.

O que muitos não sabem é que o oftalmologista pode realizar a plástica ocular para tratar essa área do corpo. A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre esses procedimentos.

O que é a plástica ocular?

A plástica ocular é uma subespecialidade exercida pelo médico oftalmologista, cujo objetivo é solucionar problemas nas pálpebras, órbita, sistema lacrimal e áreas como a estética e a restauração.

Essas áreas são, inclusive, as estruturas que sustentam e protegem os olhos. Conheça mais a seguir.

Pálpebras

Elas têm a função de distribuir as lágrimas pela superfície dos olhos, protegendo o globo ocular da luz e de traumas. As lágrimas limpam os detritos e são drenadas para o nariz por meio de duas pequenas aberturas de drenagem localizadas no canto interno das pálpebras superiores e inferiores.

Vias lacrimais

São responsáveis por direcionar as lágrimas para o nariz. Caso ocorra uma obstrução em qualquer uma dessas vias, surgirá um problema.

Órbitas

São cavidades ósseas que abrigam o globo ocular, diversos músculos extraoculares, gordura e outros anexos.

Onde pode atuar as cirurgias de plástica ocular?

A cirurgia é feita para corrigir fatores estéticos, restauradores e rejuvenescedores, mas existem alguns casos em que essa intervenção cirúrgica pode ser necessária. Conheça algumas delas.

Excesso de pele e bolsas de gordura palpebrais

Isso pode ocorrer devido à idade ou a fatores de risco, como o tabagismo. As pálpebras acabam adquirindo uma aparência inchada.

Entrópio

As pálpebras ficam viradas para dentro dos olhos, resultando em um contato direto dos cílios com os olhos, causando irritações e até mesmo pequenas lesões.

Ectrópio

Nesse caso, as pálpebras ficam viradas para fora dos olhos, resultando em irritação e até infecções crônicas como a conjuntivite.

Obstruções de vias lacrimais

As lágrimas acabam se acumulando, causando inchaços e secreções.

Lagoftalmo

As pálpebras superiores não se fecham completamente, assim a superfície do globo ocular fica exposto, gerando desconfortos, vermelhidão entre outros fatores, devido à má lubrificação do local.

Tumores palpebrais

Tumores malignos ou benignos podem afetar as pálpebras e devem ser removidos para manter o bom funcionamento dos olhos.

Blefaroplastia

Com o passar dos anos, as pálpebras sofrem os efeitos do tempo. Assim como outras partes do corpo, pode apresentar flacidez e acúmulo de gordura, formando bolsas que dão ao olhar um aspecto cansado e envelhecido.

Para resolver esse problema e garantir um rejuvenescimento – e, em alguns casos, até melhorar a visão, existe uma cirurgia chamada blefaroplastia.

A blefaroplastia é a remoção do excesso de pele e bolsa de gordura das pálpebras. Além de agir na estética, tal cirurgia melhora a funcionalidade das pálpebras.

Aqui no Visão Hospital Oftalmológico, contamos com uma equipe de profissionais especializados em diversas áreas, incluindo a plástica ocular. Estamos prontos para te receber e tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato conosco e agende uma avaliação.