nov 22
Exames oftalmológicos

Saiba quais são os 11 principais exames oftalmológicos e como são feitos

Você sabe quais são os principais exames oftalmológicos e como eles são feitos em cada tipo de situação?

Para retomar a importância do cuidado fundamental com os olhos, decidimos explicar neste artigo, de forma objetiva e didática, cada uma das avaliações oferecidas em nosso hospital. Aproveite a leitura!

O que são exames oftalmológicos?

Os exames oftalmológicos são consultas realizadas por médicos oftalmologistas a fim de identificar sintomas, avaliar a saúde ocular e a capacidade visual de um paciente.

Além disso, a realização dessas avaliações é imprescindível para o diagnóstico precoce de doenças oculares antes de um possível agravamento.

Quais são os principais exames oftalmológicos do nosso hospital?

Os principais exames oftalmológicos, são:

• retinografia;
  • tomografia de córnea;
  • paquimetria;
  • tomografia de coerência óptica;
  • microscopia especular de córnea;
  • mapeamento de retina;
  • gonioscopia;
  • ceratoscopia computadorizada;
  • campimetria;
  • biometria óptica;
  • e adaptação de lentes de contato.

Cada uma dessas avaliações tem o objetivo de tratar diferentes condições de visão. Por isso, para que você receba as orientações adequadas, lembre-se de consultar individualmente um profissional oftalmológico de confiança.

Nos tópicos abaixo, você conhecerá mais sobre as características de cada exame, a começar pela retinografia.

Retinografia

A retinografia é uma avaliação que examina a camada de células sensíveis a luz, localizada na parte de trás dos olhos. Ela permite detectar condições, como: descolamento de retina, retinopatia diabética, entre outras.

No nosso hospital, o exame de retinografia é realizado por meio do aparelho 3D OCT Maestro, automação que proporciona mais segurança.

Tomografia de córnea

A tomografia de córnea avalia a estrutura anatômica do olho conhecida por “segmento anterior”, em que estão localizadas a córnea, íris, cristalino e corpos ciliares.

O exame é realizado pela tecnologia Pentacam, que visualiza detalhadamente essa região dos olhos e possibilita a correção de vários distúrbios visuais, como por exemplo os erros de refração: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Paquimetria

A paquimetria examina a espessura da córnea, fundamental para diagnosticar casos de ceratocone, glaucoma, entre outros.

Ainda assim, o procedimento é realizado por meio de uma sonda de ultrassom, que também auxilia na avaliação pré-operatória de cirurgias.

Tomografia de coerência óptica (OCT)

A tomografia de coerência óptica é um exame essencial para detectar alterações na retina e avaliar o nervo óptico em portadores de glaucoma.

Além disso, o exame é feito de forma não-invasiva, com repouso do queixo do paciente no aparelho de observação do médico oftalmologista.

Microscopia especular de córnea

Além de quantificar o número e qualidade das células endoteliais da córnea, a microscopia especular de córnea é útil no pré-operatório de diversas doenças corneanas e cirurgias oculares.

É um exame indolor, realizado com equipamentos modernos e de última geração no nosso hospital.

Mapeamento de retina

O mapeamento de retina serve para investigar a camada da retina, a fim de identificar descolamento, tumores e outros possíveis danos oculares causados por doenças sistêmicas, como diabetes e hipertensão arterial.

Desse modo, o procedimento exige dilatação prévia da pupila e é feito com auxílio do oftalmoscópio, com uma projeção de luz segura nos olhos.

Gonioscopia

Essencial para o tratamento de glaucoma, o exame de gonioscopia verifica o ângulo na câmara interior do olho, por meio de lentes de aumento em contato com a córnea.

Ceratoscopia computadorizada

A ceratoscopia computadorizada é um exame tecnológico que avalia a curvatura corneana para identificar patologias na córnea.

Aliás, é feito por meio da captura de imagem do reflexo de múltiplos anéis concêntricos de luz projetado na superfície da região.

Campimetria

A campimetria avalia o campo visual e a visão periférica do paciente. Consiste na projeção de estímulos luminosos em diferentes regiões do campo de visão, que serão posteriormente detectados pelo próprio avaliado.

O exame é, sobretudo, essencial para verificar se há alguma anormalidade neurológica na visão ou causadas por doenças na retina.

Biometria óptica

A biometria óptica é realizada no pré-operatório de cirurgia de catarata para determinar o grau da lente intraocular a ser utilizada.

Assim, aparelho usado para realização desse exame calcula o comprimento axial dos olhos e auxilia com dados para o resultado final.

Adaptação de lentes de contato

Para melhor adaptação das lentes de contato, os oftalmologistas realizam exames complementares que definem lentes mais adequadas para cada paciente, diante da sua necessidade.

Além disso, avaliar a saúde da sua visão regularmente é essencial para garantir bem-estar e mais qualidade de vida durante a rotina.

Contudo, para realizar os seus exames com segurança, busque por profissionais especializados na área e um espaço modernizado, que te ofereça tanto aparelhos de última geração, quanto conforto, qualidade e excelência.

No nosso hospital você será bem-vindo(a) para realizar exames diversos, tratamentos e avaliações humanizadas. Para saber mais sobre nós ou agendar uma consulta, entre em contato conosco.