ago 08
colesterol alto

Colesterol alto: entenda como ele pode afetar a sua visão

O colesterol é uma gordura que faz parte da estrutura das membranas celulares dos mamíferos. Ele é um composto muito importante para o corpo, mas os problemas de saúde, inclusive nos olhos, surgem quando essa substância está em excesso.

Segundo o Ministério da Saúde, 4 em cada 10 brasileiros apresentam níveis elevados de colesterol, e a incidência chega a 20% em adolescentes de 12 a 17 anos.

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol, conheça as doenças da visão ocasionadas pelos altos níveis de colesterol, como podem ser identificadas e as medidas de prevenção. Boa leitura!

O que é o colesterol alto?

Existem dois tipos de colesterol no corpo humano, O HDL é considerado benéfico e o LDL,  prejudicial ao organismo.

O colesterol alto ocorre quando o corpo produz muita gordura, podendo causar complicações, como acidente vascular cerebral (AVC), doenças arteriais, além de afetar a saúde dos olhos.

Isso porque o colesterol alto contribui para a formação de placas de gordura nas paredes das artérias, que podem até obstruir o fluxo sanguíneo. Apesar de o excesso ser perigoso, esse elemento é essencial para o bom funcionamento do organismo.

O colesterol afeta a saúde dos olhos?

O aumento dos níveis de colesterol pode causar diversos danos para a visão e um deles diz respeito ao fato de a doença estar associada a outras complicações de saúde, como diabetes e hipertensão.

Ambas as doenças afetam a visão e podem causar bloqueio dos vasos sanguíneos da retina, lesões da retina ocular e em casos mais graves, a perda severa da visão.

Além dessas condições, a doença pode ocasionar a sínquises cintilantes, em que o paciente enxerga diversos pontos passando à frente da visão.

O colesterol alto pode manifestar-se na área das pálpebras por substâncias amareladas em nódulos, chamada de Xantelasmas. Ela se manifesta na superfície da pele ou ao redor dos olhos com depósitos de gordura e podem precisar de remoção por meio de cirurgia.

Medidas de prevenção para o colesterol alto

Tomar medidas para controlar os níveis de colesterol no sangue são muito importantes para manter a saúde ocular. Algumas delas são:

• Adotar uma alimentação equilibrada, rica em fibras e pobre em gorduras.
  • Praticar atividade física regularmente.
  • Realizar consultas frequentes com o oftalmologista, que irá oferecer o tratamento adequado.

Esses cuidados devem ser tomados para prevenir níveis elevados de colesterol por todos, mas para quem possui histórico familiar de distúrbios metabólicos deve reforçar as medidas, já que o risco de doenças cardiovasculares se torna maior.

Como esse problema pode ser identificado por oftalmologistas?

Alguns exames oftalmológicos são muito eficazes para detectar o acúmulo de gordura, que podem levar a problemas cardiovasculares.

Sintomas como placas amarelas visíveis nas pálpebras e Halo Cerático, que forma um círculo brilhante branco azulado na córnea, são algumas das alterações visíveis pelo oftalmologista.

Exames que dilatam as pupilas podem indicar se há ou não sinais de colesterol ruim no organismo. A partir disso, o oftalmologista também pode encaminhar o paciente para um cardiologista ou clínico geral.

Dentre todos os cuidados, procurar acompanhamento de um oftalmologista é de extrema importância, pois, somente ele saberá a melhor forma de prescrever o tratamento mais indicado.

Em nosso hospital, há uma equipe especializada preparada para atender diversas necessidades oftalmológica com equipamentos de última geração. Entre em contato conosco e agende uma avaliação.