Conhecida como pressão alta, a hipertensão é uma condição perigosa para a nossa saúde ocular. É preciso ficar atento com as complicações desse problema, já que a pressão alta pode causar graves complicações como a cegueira.
Neste artigo, iremos abordar a relação entre pressão alta e a visão e quais cuidados a serem tomados.
O que é hipertensão?
De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão atinge cerca de 27,9% da população brasileira, sendo ocasionada por diferentes fatores, entre eles o genético, que representa quase 90% dos casos. A hipertensão não tem cura e se caracteriza pelos altos níveis de pressão sanguínea nas artérias, com valores iguais ou maiores de 14 por 9.
Como a hipertensão se relaciona com problemas visuais?
A hipertensão não tem cura, porém pode ser controlada com a orientação e adaptações adequadas. Quando descontrolada, a pressão arterial pode danificar os vasos sanguíneos presentes na retina, o órgão responsável por transformar o estímulo nervoso em imagem no nosso cérebro.
Além disso, a hipertensão pode causar problemas graves à visão, como:
- retinopatia hipertensiva: uma doença sem sintomas no período inicial que ocorre com o estreitamento, enfraquecimento e rompimento gerados pela alta pressão arterial. A retinopatia hipertensiva, quando não tratada, pode gerar perda da visão central e até a cegueira;
- glaucoma: considerada uma doença ocular crônica, a hipertensão é responsável pelo aumento da pressão intraocular, que contribui para o desenvolvimento do glaucoma, danificando o nervo óptico;
- oclusão venosa da retina: a condição de pressão alta é considerada um fator de risco para OVR, uma doença onde a retina sofre uma interrupção ou redução no fluxo sanguíneo;
- e Neuropatia Óptica Isquêmica: uma lesão óptica gerada por uma obstrução do sangue ocasionada pela hipertensão. Nesse tipo de problema, pode ocorrer a perda da visão de forma súbita à medida com que a doença avança.
Como funciona o controle da hipertensão?
Além do fator genético, existem outras razões que influenciam diretamente a hipertensão, como obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, colesterol alto, estresse e fumo. Entre as medidas para o controle da pressão arterial é necessária uma mudança na rotina.
Mantenha uma dieta saudável
Profissionais de saúde recomendam o consumo de frutas, verduras, legumes e alimentos com baixa gordura saturada e ricos em potássio para garantir a contração regular dos vasos sanguíneos.
Pratique atividade física regularmente
Além de fortalecer o coração, a prática da atividade física ajuda na redução da pressão arterial.
Limite o consumo de álcool e cigarro
O consumo excessivo de álcool e tabaco contribui para a hipertensão, por isso, especialistas recomendam a redução dessas substâncias.
Reduza o estresse
Evite esforço mental e corporal com práticas de relaxamento e distração com atividades regulares.
Faça o monitoramento da pressão arterial regularmente.
Mantenha o seu check-up em dia e fique atento a mudanças na sua pressão arterial.
Consulte um médico oftalmologista
Os médicos devem avaliar regularmente os pacientes diagnosticados com pressão alta para detectar possíveis complicações e doenças.
O médico oftalmologista é um aliado que pode auxiliar no diagnóstico com os exames para identificação de problemas oculares provocados pela pressão alta. Entre em contato com os nossos especialistas e agende a sua avaliação.