jan 10
volta às aulas

Volta às aulas: sinais de que o seu filho precisa ir ao oftalmologista

A volta às aulas está chegando e com ela, muitas descobertas, aprendizados e novidades para as crianças. Mas, isso pode sofrer um impedimento devido às dificuldades visuais que aparecem nessa fase.

A Academia Americana de Oftalmologia (AAO) estimou em um estudo que até 2050, metade da população brasileira e mundial terá miopia.

Sabendo disso, alguns sintomas que podem parecer comportamento inadequado, na verdade, são sinais de que seu o filho precisa da ajuda de um oftalmologista.

Para auxiliar o seu filho a ter um melhor rendimento escolar e manter a saúde dos olhos em dia, separamos neste artigo os principais sinais a serem observados.

Quais as principais complicações oculares na volta às aulas?

Ambliopia

Esse problema é conhecido também como visão baixa ou olho preguiçoso. Acontece quando um dos olhos não se desenvolve corretamente e acaba causando um déficit visual.

Sua principal causa é o estrabismo ou erro de refração, que prejudicam a entrada de imagem nítida ao cérebro. Se não tratada logo na infância, pode comprometer a visão definitivamente.

Astigmatismo

Esse erro de refração faz com que a córnea fique com uma curvatura e os objetos, seja de perto ou longe, fiquem com a aparência de desfocados e borrados.

O astigmatismo pode prejudicar muito o aprendizado, já que a visão fica distorcida e prejudica o entendimento e leitura.

Miopia

Esse erro de refração ocorre porque os olhos míopes não têm uma forma regular. Como resultados, a miopia faz com que objetos distantes fiquem embaçados e os mais próximos permaneçam nítidos.

Sinais de que seu filho precisa visitar o oftalmologista

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, na educação infantil (creche e pré-escola), 5% das crianças têm problemas na visão e no ensino fundamental esse número chega a 25%.

Dificuldade de aprendizagem

Ao não conseguir compreender totalmente as matérias que o professor ensina, a criança acaba perdendo detalhes importantes para entender o conteúdo. Isso pode acabar refletindo nos resultados escolares.

Falta de atenção

A dificuldade de enxergar claramente o que está escrito no quadro ou ao ler livros e cadernos podem levar a criança à incapacidade de se concentrar em outras atividades dentro e fora da sala de aula, apatia ou até mesmo um comportamento hiperativo durante as aulas.

Dores de cabeça constante

Piscar de maneira exagerada e queixar-se frequentemente de dor de cabeça durante as aulas ou atividades que exijam atenção visual, como ler livros, celulares ou tablets, podem indicar que o seu filho precisa visitar o oftalmologista.

Caderno desorganizado

Os problemas na visão podem ser o motivo para um caderno desorganizado ou com a escrita errada, que muitas vezes são confundidas com falta de atenção e mau aproveitamento escolar.

A importância do acompanhamento oftalmológico infantil

Consulte o oftalmologista regularmente, mesmo que aparentemente esteja tudo bem. A principal forma de evitar e tratar de maneira precoce qualquer problema é a prevenção.

Essa prática deve ser realizada desde o nascimento, pelo menos uma vez ao ano, com exames e acompanhamento oftalmológico.

Esse fator é muito importante para o sucesso do desenvolvimento escolar. A saúde dos olhos facilita a alfabetização, o aprendizado em geral, além de melhorar a qualidade de vida das crianças.

Aqui em nosso hospital, contamos com uma estrutura preparada para diversos procedimentos e especialidades. Entre em contato e agende a sua consulta.